domingo, 28 de julho de 2013

Papa emociona fiéis na Missa de Envio que encerra o último dia de evento

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, fez a saudação da missa, na sequência os cerimonialistas solicitaram que bandeiras fossem recolhidas para melhor visibilidade dos participantes. Às 10h20 o papa Francisco inicia o ritual da missa e realizou uma oração coletiva de absolvição dos pecados. Orquestra e coral realizam cânticos entoando palavras de fé.

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (28) as areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, já recebiam um grande movimento de peregrinos que tentavam buscar o melhor lugar à espera do papa Francisco para a missa de encerramento do último dia da 38ª Jornada Mundial da Juventude.

Às 9 horas quando o papa chegou a Copacabana, cerca de 3 milhões e meio de pessoas o receberam emocionados. E às 10 horas em ponto começou o "flash mob" em homenagem ao Francisco. A multidão formada por fieis e religiosos dançavam os passos da coreografia que estava disponível no YouTube para ser ensaiada. Após a coreografia de aproximadamente, três minutos, o cerimonialista fez a abertura da Missa de Envio que começou às 10h05.

Entre os presentes na cerimônia, estão a presidenta Dilma Rousseff e os ministros de Estado juntamente com os presidentes Evo Morales, da Bolívia, Cristina Kirchner, da Argentina, Desi Bouterse, do Suriname, e Rafael Correa, do Equador, além dos vice-presidentes do Uruguai, Danilo Astori, e do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez.

Programação

À tarde, o papa almoça com os cardeais e bispos no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Em seguida, tem encontro com membros da Coordenação do Comitê Episcopal Latino-Americano (Celam), também no Centro de Estudos do Sumaré. Às 16h40, o santo padre deixa a residência do Sumaré, onde ficou hospedado durante a jornada.

Às 17h30, reúne-se com voluntários da jornada no pavilhão 5 do Riocentro, em Jacarepaguá. Às 18h30, participa da cerimônia de despedida na Base Aérea do Galeão e, às 19h, embarca de volta a Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário