quarta-feira, 24 de julho de 2013

Família encontra mais de 100 escorpiões dentro de casa em Feira de Santana

Como se fossem formigas. É assim que aparecem escorpiões na casa de Igor Araujo. O intrigante é que a região onde a família reside é totalmente urbanizada, localizada entre uma padaria e uma obra. Eles suspeitam que a lenha utilizada na padaria tenha atraído os aracnídeos.

Ao longo de 5 anos a família, que mora na rua Papa João XXIII no bairro Chácara São Cosme, afirma ter encontrado centenas de escorpiões dentro de casa. A dona Solineide Araujo, mãe de Igor, foi picada na semana passada e tia na noite de segunda-feira (22) e ainda está internada no Hospital Clériston Andrade (HGCA). 

Solineide teme que o escorpião pique seu neto. “Ando nervosa, não durmo mais de noite preocupada com os ataques”, desabafou. A picada do escorpião causa dor intensa, ardência e inflamação no local.

Magno Mercês, biólogo do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) de Feira de Santana afirma que na cidade não há registro de morte por picada de escorpião e que o caso da Chácara São Cosme chegou ao conhecimento do Centro na manha da última terça-feira (23) e será investigado. 

“Depois de encontrado o motivo vamos tomar providências e se necessário passar aos órgãos competentes e fazer dedetizações”, garante Mêrces. Ele afirma que o tipo de escorpião amarelado é comum na cidade que já registrou mais de 200 casos de picadas esse ano. “Essa picada é mais perigosa em crianças e idosos que possuem uma baixa imunidade. As pessoas, quando picadas, devem procurar o Hospital Cleriston Andrade para tomar o soro antiescorpiônico”, explicou.

Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Zoonose de Feira de Santana, atribuiu o crescimento dessa população de escorpiões devido à sujeira, entulhos e desmatamento.

Quem estiver passando por uma situação parecida com a da família Araujo deve ligar para 156 ou para o numero fixo do centro que é 3614-3613 ou 3223-4673 e deve solicitar uma abertura de ordem de serviço para agendar uma visita com o biólogo responsável que dará as orientações cabíveis.

Fonte: site bomdiafeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário