sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fé e emoção na Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa em Coração de Maria, iniciou às 05:30 da manhã com a Via Sacra percorrendo várias ruas. O Pe. Evangevaldo ia à frente conduzindo os fiéis. A Via Sacra, ou Caminho da Cruz, é um caminho de oração muito importante, pois tem como objetivo principal levar as pessoas a meditarem naquilo que é mais fundamental no cristianismo: o mistério pascal de Jesus Cristo, a sua morte e ressurreição. Na parte da tarde, às 17:00h aconteceu a Celebração da Paixão.
A Liturgia neste dia acontece da seguinte maneira: “Santa in Passione Domini, o sacerdote é convidado a subir ao Calvário. Às três da tarde, às vezes um pouco mais tarde, acontece a celebração da Paixão do Senhor, em três momentos: a Palavra, a Cruz e a Comunhão. Dirige-se em procissão e em silêncio ao altar. Depois de ter reverenciado o altar, que representa Cristo na austera nudez do Calvário, ele se prostra em terra: é a proskýnesis, como no dia da ordenação. Como o Filho que se anulou, o sacerdote reconhece seu nada e assim tem início sua mediação sacerdotal entre Deus e o povo, que culmina na oração universal solene.
Depois se faz a ostensão e a adoração da Santa Cruz: o sacerdote se dirige ao altar com os diáconos e lá, em pé, ele a recebe e a descobre em três momentos sucessivos – e convida os fiéis à adoração, em cada momento, com as palavras: Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. A teologia católica não teme em dar aqui à palavra “adoração” seu verdadeiro significado. A verdadeira Cruz, banhada com o sangue do Redentor, torna-se, por assim dizer, uma só coisa com Cristo e recebe a adoração. Por isso, prostrando-nos diante do lenho sagrado, nós nos dirigimos ao Senhor: “Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz redimistes o mundo”. Tudo aconteceu na Igreja Matriz de Coração de Maria.

Logo após a Celebração, aconteceu a tradicional procissão do Senhor Morto. Cerca de três mil pessoas de todas as idades, participaram com fé e emoção. A caminhada partiu da Igreja Matriz, e seguiu pelas ruas da cidade, entoando cantos de perdão. O padre Evangevaldo disse que: “o significado dessa procissão é lembrar a passagem bíblica que fala sobre a morte de Cristo. É um momento de silêncio em que as pessoas acompanham o Senhor morto e retornam às suas casas à espera da ressurreição", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário