segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia, Aleluia!!!

Foi realizada na noite de sábado, 07/04, a Missa da Vigília Pascal. A celebração teve início na praça defronte ao coreto com a bênção do fogo novo e a consagração do Círio Pascal, onde foram fixados os cinco cravos, simbolizando as cinco chagas de Jesus.
O presidente da celebração, Pe. Evangevaldo conduziu os fiéis para o interior da Igreja, que se encontrava totalmente às escuras, simbolizando a morte. O Círio Pascal foi conduzido solenemente ao altar, lembrando a presença de Jesus Ressuscitado. Os fiéis levaram velas e através delas o fogo do Círio se espalhou por toda a assembléia, logo após foi entoado o cântico. Pouco a pouco, as luzes foram acesas.
As leituras mostraram toda a história da salvação, intercaladas pelos salmos. O Pe. Evangevaldo fez o anúncio da Ressurreição de Cristo, convidando toda a assembléia para, alegremente, entoar o canto do glória. Posteriormente foi realizada a bênção da água, onde todos foram convidados a fazer a renovação das promessas do batismo. Durante a celebração o padre abençoou a assembléia com água benta e, louvando a Deus pelas graças derramadas.
“Em sua homilia, Pe. Evangevaldo ressaltou que a Celebração da Vigília Pascal é a maior festa da Igreja, que deveríamos cantar porque Cristo Ressuscitou. Ele já está no meio de nós, venceu a morte. Disse ainda que ao criar o Jardim do Éden, Deus entregou a Adão a promessa de uma verdadeira vida eterna, mas Adão desobedeceu a Deus. E o maior fruto colhido por Cristo foi a cruz feita de uma árvore que nos trouxe a salvação. Eis o Cristo, novo Adão, que obediente até a morte deu-nos a vitória no lenho da cruz. Diferente de Adão, Cristo foi obediente e obediência mesmo sendo o Senhor. E que nós também deixássemos nascer em nós esse novo Adão e exclamou em alto e bom som: Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia, Aleluia!!!”
O encerramento da celebração aconteceu aos 45 minutos de um novo dia, o Domingo da Ressurreição. Num clima de muita alegria e emoção, com cânticos dos fieis, motivados pelo nosso Pároco, a Benção Final, e uma pequena procissão na praça com a imagem do Cristo Ressuscitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário