quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeitura de Coração de Maria entrega cartões do PAA para agricultores

"A gente tinha o produto, mas não tinha como vender", relembra dona Maria Ferreira, agricultora da região de Retiro, distrito pertencente ao município de Coração de Maria. Ela comemorou ao receber o cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "O programa vai ser bom para todos nós", afirmou.  
Dona Maria, agricultores (as) de diferentes comunidades e organizações sociais participaram do lançamento do PAA nesta quinta-feira (9), no auditório do Colégio Manoel Novais, sede do município. A iniciativa da prefeitura de Coração de Maria acontece por meio da articulação das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social.
O secretário de Agricultura, José Maurílio, disse que o município criou condições para os trabalhadores ampliarem a produção. "Cisternas, barreiros e outras tecnologias implantadas fortalecerão o trabalho desses agricultores que têm agora uma venda garantida", ressaltou José.
Ao todo são 126 agricultores beneficiados que poderão vender diretamente a produção para o governo. Para Edlene Paim, secretária de Assistência Social, o PAA vai gerar uma maior segurança alimentar. "A secretaria de Assistência faz o cadastro das entidades que receberão os alimentos, beneficiando assim famílias atendidas pela rede socioassistencial", informou Edlene.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) falou sobre o esforço que o prefeito Paim tem feito para levar políticas públicas para os agricultores familiares. "Quase 70 % da população deste município está na zona rural e o prefeito está trabalhando muito para ampliar a oferta de água, a qualificação da mão de obra e a geração de oportunidade para os trabalhadores rurais", afirmou Neusa.   
O prefeito Paim citou as dificuldades encontradas quando assumiu o mandato e pontuou ações realizadas. "Já colocamos, com recurso próprio e com a ajuda dos governos Estadual e Federal, água encanada em mais de 1500 residências na zona rural", disse Paim. O prefeito relatou ainda o êxito na distribuição de aproximadamente 4 mil cisternas para o município. “Nós conseguimos incluir Coração de Maria no programa de universalização de cisternas. É o maior programa já implantado aqui, pois foram quase 30 milhões de reais investidos e cerca de 16 mil pessoas beneficiadas”, concluiu.
      
O evento contou também com a participação do Chefe de Gabinete, Sandro Oliveira, dos secretários municipais  José Eduardo, Edineuza Cerqueira, vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Marivaldo de Izidório, além da presidenta do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Bernadina Leal, do representante das Associações Comunitárias, João Ferreira, dos representantes dos Bancos do Brasil e Nordeste, Maria Caroline e Marcone, respectivamente, o vice-prefeito Luiz Carlos e outros colaboradores da gestão municipal.  
PAA
O PAA foi criado em 2003 pelo Governo Federal e conta com  recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, estimula à comercialização e à produção oriunda da agricultura familiar. Tudo isso valorizando a biodiversidade, a produção orgânica e agroecológica de alimentos, além de disseminar práticas alimentares saudáveis e fortalecer o cooperativismo e o associativismo.
FONTE: www.neusacadore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário