quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bebida alcoólica com energético pode levar à morte, avisam médicos

A Vodka e o Whisky, bebidas consideradas de alto teor alcoólico, ganharam nos últimos anos um aliado - o energético. A combinação fez também com que consumo dessas bebidas aumentasse significativamente pelos jovens em casas noturnas se transformando em uma epidemia mundial. Mas, o que muita gente não sabe é o perigo do consumo em excesso que essa combinação pode causar ao coração.
           
Segundo o cardiologista Luciano Vacanti, a mistura potencializa o risco de arritmias, pois as duas substâncias irritam o músculo do coração (o miocárdio). A intoxicação por cafeína é manifestada pela presença de ansiedade, insônia, desconforto no estômago, tremores, taquicardia, agitação e até raros casos de morte foram descritos na Austrália, Irlanda e Suécia, acrescenta Vacanti.

A psicoterapeuta Ilana Pinsky, professora do Departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aponta em uma pesquisa realizada pela universidade que a mistura faz com que os efeitos do álcool fiquem mascarados, o que gera outros problemas. A pessoa não fica tão bem quanto pode pensar, pode dirigir de maneira arriscada, e os órgãos do corpo são afetados da mesma maneira, ela sentindo ou não. Além disso, ela afirma que as embalagens deveriam conter obrigatoriamente as seguintes advertências, em destaque e em negrito. "Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades: consultar o médico antes de consumir o produto e não é recomendado o consumo com bebida alcoólica", explica.

Fonte: Com informações do Portal Folha UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário