terça-feira, 28 de maio de 2013

Morre, aos 96, bispo emérito de Feira, Dom Silvério

Faleceu ás 1h desta terça-feira (28), no Hospital Unimed, em Feira de Santana, Dom Silvério Jarbas de Alburquerque, 96, bispo emérito desta cidade. O religioso estava internado na unidade hospitalar em decorrência de uma pneumonia, porém já estava com a saúde debilitada devido a idade avançada. 
Natural de Olinda, em Pernambuco, antes de chegar a diocese de Feira de Santana em 1973, Dom Silvério foi nomeado bispo do município baiano de Caetité em 1970. O religioso permaneceu como bispo de Feira até o ano de 1995, quando justamente em um 28 de maio, passou o comando da diocese ao atual bispo Dom Itamar Vian.
 
Para Dom Itamar, Dom Silvério se destacou com um bispo prudente e sereno, governando as dioceses por onde passou com sabedoria. "Foi um bispo empreendedor, conciliador, sempre firme na defesa da vida e da família", disse o religioso, que fez o anúncio do falecimento. 
 
Segundo o arcebispo, mesmo após a passagem do báculo episcopal, em 95, Dom Silvério contribuiu muito para a arquidiocese feirense, realizando diversas cerimonias. "Ele nunca abandonou o povo. Prestou muito serviços, foi um homem dedicado, missionário", completou.
 
Entre as contribuições de Dom Silvério estão a recuperação do centro do formação diocesana no Papagaio e a construção da Secretaria do Arcebispado, na Avenida Getúlio Vargas, e contribuiu na construção do Dispensário Santana. 
 
O bispo mérito será sepultado no interior da Catedral de Santana. A missa corpo presente será realizada as 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário