terça-feira, 19 de outubro de 2021

Construção de um novo Altar na Igreja Matriz de Coração de Maria divide opiniões

A Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Maria tem sua história entrelaçada com a da cidade de mesmo nome. A paróquia foi fundada em 1853, a atual estrutura da igreja começou a ser erguida na década de 1920, sendo o ponto central de memoráveis acontecimentos do município ao longo dos anos. Atualmente, a paróquia de 168 anos é palco de uma polêmica em torno da demolição e construção de um novo altar, o que tem dividido opiniões.

Padre Luciano dos Santos, pároco à frente da igreja desde 2017, apresentou na missa do dia 03/10/2021, o projeto do novo altar. “Apresentarei o projeto ao conselho paroquial, que é formado por membros dos grupos pastorais, movimentos das paróquias e membros da comunidade para ouvirmos as opiniões e sugestões.”, disse o padre.

É aí que está o problema. A maioria dos fieis, das lideranças das comunidades, das pastorais, grupos e movimentos da igreja tem apoiado o projeto. Por outro lado, existem fieis assíduos na igreja e pessoas que não são tão presentes, mas são católicas e sentir-se também no direito de opinar. Essas pessoas acreditam que a demolição do atual e construção do novo Altar que foi apresentado, irá descaracterizar a arquitetura original da igreja que, para muitos, tem valor sentimental grande e uma arquitetura arrojada, diferente das demais igrejas da região.

O assunto que trata da demolição e construção do novo altar da matriz está ganhando relevância além da fronteira paroquial e melindrando famílias tradicionais da cidade que fizeram parte e ajudaram na construção do templo no passado. Está ocorrendo diversas manifestações nas redes sociais e fora delas, favoráveis e contrárias a demolição do altar da igreja, caso isso venha mesmo a se concretizar.

Minha opinião

Depois de alguns dias de reflexão, expresso agora a minha opinião sobre esse assunto: A intenção de restauração do Altar da igreja matriz não é ruim, mas, sem querer desagradar o pároco, por qual nutro respeito, admiração e amizade, vejo que a demolição do Altar é desnecessária. A minha opinião, como fiel atuante da paróquia, é que o Altar deve continuar com seu formato original, mas defendo um projeto que se adeque a arquitetura da igreja. Que, ao meu ver, é simples, singelo, mas de muito significado emocional e histórico, sendo como um templo de oração que representa a fé e a união do povo de Coração de Maria. Assim sendo, será que não é o caso do nosso estimado padre repensar a sua intenção de modificar o altar destinado a imagem do Sagrado Coração de Maria? Apesar de algumas vezes discordamos de opiniões, o que é normal e necessário, fica mais uma vez registrado o meu respeito e admiração pelo pároco Padre Luciano.

Sandro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário