sábado, 3 de junho de 2023

Quem sou eu?

Por Sandro Oliveira

HOJE, 03 de junho, estou completando 54 anos de vida, e ainda não sei responder a pergunta que dá título a este texto: Quem sou eu?

ESSA pergunta me persegue desde que eu me conheço como gente. Às vezes, eu pergunto às pessoas que me rodeiam o que elas acham de mim. Peço para que respondam com sinceridade, mesmo que seja com palavras que eu não queira ouvir, mas que sejam verdadeiras.

CERTA vez, eu perguntei para uma de minhas filhas:
– Marcelle, o que você acha de mim, como gente e como pai? 
– Ah pai, tu é amigo, é brincalhão, tu é atencioso, responsável, às vezes chato, às vezes metido, mas é legal... Pra mim, o melhor pai do mundo. Ah, pai eu acho uma coisa legal em você, tu é estiloso.

EU poderia ficar até chateado ao ouvir de minha filha que eu sou chato, metido. Pense numa coisa que me deixa danado da vida é saber que alguém diz ou pensa que eu sou metido. Mas, eu disse a ela que gostaria de ouvir a verdade, e ela disse sem dó e sem piedade.

NA primeira vez em que participei de um retiro espiritual (Cursilho), recebi um papel no qual estava escrito exatamente esta frase: “Quem sou eu?” Fiquei a noite toda sem dormir procurando respostas. Isso foi há 25 anos e até hoje eu não sei responder essa pergunta. Já pensei até em procurar um psicólogo.

PENSANDO bem, sou um pouco de tudo o que a minha filha disse. Mas o que acho legal é quando ouço alguém dizer:
–Eu te achava metido, chato, todo engomadinho, mas depois que passei a te conhecer melhor, vi que você não é nada disso, você é uma pessoa legal. 
JÁ ouvi isso de algumas pessoas. É que às vezes, julgamos às pessoas pela a aparência.

NÃO é o jeito de vestir que vai dizer se a pessoa tem ou não humildade, é ou não responsável. A simplicidade e a humildade vêm de dentro do ser humano. Por exemplo: eu sempre gostei de me vestir bem, desde pequeno, como a foto acima atesta, não para chamar a atenção, apenas porque me sinto bem. Afinal, uma coisa que incomoda é vestir uma roupa, mesmo que seja bonita, e você não se sentir bem. Não importa a condição social, o essencial é estar bem consigo mesmo.

AFINAL, Quem sou eu? 
Deus é quem sabe!

O que eu quero dizer mesmo tudo, sobre mim: o meu comportamento, a minha personalidade, as minhas maneiras; cada centímetro de mim, da cabeça aos pés, dos pés à cabeça, é objeto de mexericos e debates. São-me constantemente lançadas palavras duras e gritos, embora eu não esteja habituada a isso. Segundo as autoridades definidas, eu devia sorrir e aguentar. (Anne Frank)*

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho de Cristandade 

* Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário