segunda-feira, 3 de julho de 2023

De Pedro a Francisco

Por Dom Itamar Vian 

A VOCAÇÃO de Pedro acontece às margens do Lago de Genesaré, quando os apóstolos passaram a noite inteira sem nada pescar e, Jesus lhes encheu os barcos de peixes. Disse a Pedro: “Não tenhas medo, de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc. 5,10). Essas palavras valeram, também, para os outros companheiros de Pedro, tanto que todos deixaram as redes e seguiram a Jesus.

OS EVANGELHOS, revelam duas características muito distintas de Pedro. De um lado, é aquele que se recusou a ter os pés lavados por Jesus e negou três vezes conhecê-Lo. Mas Pedro, também, deixou as redes e o barco, para seguir o Mestre, chorou arrependido por sua fraqueza, e, enfim, deu sua vida no martírio, morrendo por anunciar, com coragem, o Evangelho de Jesus.

SÃO PEDRO é invocado como protetor de diversos grupos. Os pescadores o comemoram porque Pedro era pescador. Viúvos e viúvas tem nele sua proteção porque Pedro era viúvo. Porteiros e pessoas que fazem promessas para conseguir casa, também o tem como padroeiro, porque Jesus concedeu o poder das “chaves do céu” a Pedro. É o padroeiro da Igreja Católica, porque foi seu primeiro Papa.

POR QUE a imagem de São Pedro tem chaves nas mãos? Como a Igreja não tem fotografias dos apóstolos, identifica-os por determinados símbolos. São Pedro é identificado pelas chaves, lembrando que Jesus lhe dissera: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt. 16,19). Jesus lhe confia a direção da Igreja e a orientação do Povo de Deus.

NA FESTA de São Pedro, a Igreja volta seu olhar para o Papa Francisco, que hoje, é o sucessor de Pedro no governo da Igreja. Ele é o representante de Cristo no mundo, o bom pastor, denunciador de injustiças, profeta da vida e da esperança, peregrino da paz e da fraternidade, servidor dos servidores de Deus. “Que o Senhor o conserve, dê longa vida e o faça feliz na terra e jamais permita que as forças inimigas prevaleçam contra ele”.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito

Nenhum comentário:

Postar um comentário