quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Caminhos para a paz

A PAZ somente virá através da justiça, onde a vida, a pessoa humana e a família sejam valorizadas. Onde haja mais respeito aos direitos humanos e vivência dos valores religiosos. Além disso, é indispensável um sistema policial bem aparelhado para prevenir e coibir violências, um judiciário rápido na apuração e punição dos culpados e um sistema carcerário voltado para a recuperação dos criminosos.

É INDISPENSÁVEL, também, assumir pequenos gestos que, quando somados, reforçam a decisão por uma Cultura de Paz: Discordar com respeito e caridade; não alimentar a ira; sempre procurar criar um ambiente de alegria e otimismo; buscar a justiça, jamais a violência; promover o diálogo; não corrigir para humilhar, mas visando o bem do outro e nunca discriminar ou excluir qualquer pessoa. A Regra de Ouro para viver em paz é esta: “Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você. (Mt. 7-12).

OUTRA atitude para cultivar a paz é adotar um estilo de convivência humana marcada pela acolhida recíproca e pela capacidade do perdão. Sem perdão, as feridas continuam a sangrar, alimentando o rancor que é fonte de vingança. Há situações de ódio e violência que só podem ser superadas pela vivência do perdão. O perdão oferecido e aceito, que tem sua fonte em Deus, é o caminho indispensável para a paz.

A PAZ é uma conquista que precisa ser construída no dia a dia. Inclui a paz consigo mesmo, com a família, vizinhos, colegas de trabalho, de estudo, o respeito com a natureza (preservação do meio ambiente, cuidado com a Casa Comum) e a paz com Deus. O Evangelho nos lembra que Jesus sempre desejava a paz aos discípulos dizendo: “A paz esteja convosco!” (Lc. 24-35).

A PAZ é possível. Depende de mim e depende de cada um de nós. O desarmamento dos corações e das mãos é o caminho para a paz. Jesus, denominado na Bíblia de Príncipe da Paz, nos pede: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt. 5,44). E também disse: “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8 ). “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt. 5,49).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito

Nenhum comentário:

Postar um comentário