terça-feira, 2 de abril de 2019

Tempo da Quaresma

por Pe. Luciano dos Santos

Caríssimos irmãos e irmãs,

Na Quarta-feira de cinzas, iniciávamos com toda a Igreja mais uma vez o tempo quaresmal. Esse tempo da quaresma corresponde quarenta dias em preparação a festa da Páscoa que a Igreja recorda os quarenta anos da peregrinação do povo hebreu rumo à terra prometida. Bem como relembra os quarenta dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai se preparando para receber a Lei da Aliança (Ex 24,12-18.34); assim também faz memória os quarenta dias e que Elias seguia a caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição (1Rs 19,8) e por fim, rememoramos os quarenta dias e noites de jejum de Jesus, se preparando para sua vida pública(Mt 4,1-2). 

Quaresma é tempo forte onde a Igreja chama todos os filhos e filhas para a conversão. Tempo esse privilegiado para escutar a Palavra de Deus e buscar a reconciliação com Deus e também com os irmãos e irmãs. Lembro que devemos neste tempo quaresmal buscar penitência cristã; a oração, o jejum e esmola (Mt 6,1-6.16-18). 

Neste tempo da quaresma a Igreja no Brasil desenvolve a Campanha da Fraternidade que esse ano, tem como tema; “Fraternidade e políticas públicas”, com o lema: “Serás libertado pelo direito e pala justiça”. Assim, somos chamados a promover políticas públicas para o fortalecimento da igualdade em nossa sociedade Brasileira.

Desejo que nessa quaresma possamos fazer nossa caminhada penitencial apoiado na Eucaristia diária, na busca da confissão e na sincera conversão da nossa vida para Cristo.
Que Deus vos abençoe e guarde!

Pe. Luciano dos Santos
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário