sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Entrevista com o Padre Evangevaldo Almeida

Depois de sete anos no comando da Paróquia de Coração de Maria, Padre Evangevaldo está indo embora. O motivo foi a transferência dele para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Feira IX, em Feira de Santana. Onde comandará a partir do dia 28 de janeiro. Hoje o padre nos concedeu uma entrevista, onde falou da despedida, avaliou o trabalho desenvolvido a frente da Paróquia, dos projetos entre outros.

Folha de Oliveira: Como o senhor recebeu essa determinação de mudança de paróquia? Veio na hora certa?

Pe Evangevaldo: Desde do ano de 2015 já se falava em mudanças e estava esperando essa determinação do Arcebispo Dom Zanoni.  Eu, sempre alertava a comunidade para avançarmos os nossos trabalhos, pois padre tem “validade” na paróquia. Não posso afirmar nem negar que seria o tempo certo para mudanças. No entanto, a Igreja tem sua dinâmica e acredito no sopro do Espírito Santo.

FO: Qual a avaliação que o senhor faz desses sete anos a frente da paróquia de Coração de Maria?

PE: Acredito que foi uma experiência de grande progresso. Avançamos no espiritual, pastoral e estrutural. Dentre as 37 comunidades vimos avanço, no entanto, as dificuldades são muitas e algumas comunidades não avançaram tanto. Falhamos sim. Somos humanos, temos erros, limitações, mas nos dedicamos de corpo e alma a paróquia. E eu procurei cuidar de tudo, e com muito carinho.

FO: Como o senhor ver hoje a Paróquia de Coração de Maria?

PE: Vejo uma paróquia com um progresso promissor. Todos os trabalhos que foram feitos com os padres antecessores e os nossos trabalhos, tem dado um novo vigor a paróquia. E é assim que eu vejo. É uma paróquia missionária, onde os leigos são conscientes de sua missão, sabem que são batizados para isso e fazem a paróquia acontecer.

FO: Sabemos que durante esses sete anos muitos projetos foram desenvolvidos. Há algum que não foi possível desenvolver?

PE: Sim! Tem uma coisa que a gente sonhou, mas que não foi possível fazer. O Centro Paroquial.

FO: Aqueles projetos que não foram realizados serão repassados ao novo pároco, padre Luciano Santos?

PE: As necessidades da nossa paróquia são notórias e acredito que padre Luciano vai sanar essas necessidades para o bom desempenho pastoral da Igreja. Passei para o meu sucessor toda a vida pastoral da paróquia. No que se diz respeito ao centro paroquial, o mesmo ta sendo projetado. E o padre tem ciência que esse projeto ta em andamento.

FO: Qual o conselho que o senhor dar ao novo pároco? Como ele deve agir para garantir um bom pastoreio?

PE: É complicado responder essa pergunta. Uma vez que cada padre tem um carisma. Mas, a nossa Igreja tem o método do ver, julgar e agir. O meu conselho é que acrescente o escutar. “Escute” os conselheiros e as equipes. Pois a nossa paróquia tem excelentes pessoas de fé, que nos dá um grande suporte nas decisões. Não tenho dúvida que ele será um grande pároco para a comunidade, levando em consideração as forças vivas dessa paróquia que são os leigos.

FO: O que marcou o senhor nessa passagem por Coração de Maria?

PE: O que me marcou sem dúvida alguma foi à devoção desse povo a Festa da nossa Padroeira, na sua dinâmica e a missa do vaqueiro. O Cerco de Jericó também foi uma experiência inesquecível. Entre tantas coisas que aconteceram, mas com certeza essas duas deixou marcas profundas.

FO: Do que o padre irá sentir saudades?

PE: Vou sentir saudades de todos vocês. Vou sentir saudades do povo bom, do povo hospitaleiro, simples, que colabora, que corresponde. Os amigos e amigas que vamos conquistando no percurso da missão. Uma coisa aprendi: construir estruturas é importante;  no entanto,  muito mais são  as pontes da amizade verdadeira que nos  levam para Deus.

FO: Qual a mensagem do senhor para os paroquianos de Coração de Maria?

PE: Eu quero agradecer a todo povo mariense, das comunidades rurais, ao povo da Matriz. Ao padre Jair Onofre pelo companheirismo, aos Grupos e Movimentos da Igreja, em fim a todos. Faço parte dessa família, sou também cidadão mariense. Levo essa certeza comigo. A minha gratidão por tudo, por tudo que fizemos juntos, pensamos juntos e realizamos juntos. Só Deus poderá recompensar cada palavra amiga, cada acolhida, cada gesto de solidariedade, de carinho e atenção que vocês me dispensaram. Que tragam na consciência e na fé que temos alma grande. Não nascemos para ser bonsai, e sim para sermos Cedro do Líbano. Pensemos grande!

FO: Padre Evangevaldo, obrigado por tudo, sua bênção?

PE: Te abençoou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Não o acompanhei nesta linda trajetória, mas seu crescimento espiritual e pessoal foi notório,estar em Coração fez um bem muito grande a ele e à cidade. Parabéns amado.

    ResponderExcluir