segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SDR assina convênio com o Consórcio Portal do Sertão para inspeção agropecuária

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), assinou, nesta segunda-feira (26), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, um convênio com Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão para instalação do Serviço de Inspeção Municipal e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA). O convênio, de mais de R$ 220 mil, irá beneficiar 150 famílias de agricultores familiares do Território.
O SIM/SUASA permitirá regulamentar o escoamento dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, por meio da inspeção dos produtos de origem animal produzidos pelos agricultores familiares. “Esse convênio simboliza a descentralização das ações do governo federal e estadual, pois fortalece os municípios, enquanto agente de inspeção municipal. Ao descentralizar os papéis, nós estamos facilitando a vida do agricultor familiar, aproximando do debate sobre a importância da inspeção, junto às cooperativas, associações e grupos produtivos. De um lado, está o consórcio defendendo a bandeira da inclusão produtiva e ao lado, está o Estado, investindo na geração de renda e na organização dos agricultores. Todos em prol do fortalecimento da agricultura familiar”.
Derivaldo Pinto, presidente do Consórcio Portal do Sertão e prefeito de Irará, destacou a importância do convênio celebrado. “O SIM/ SUASA nos permitirá regularizar a demanda da agricultura familiar no que se refere à produção animal. Com o selo de inspeção, os agricultores familiares terão suas ações fortalecidas podendo comercializar seus produtos não só nas feiras da região, mas também nos mercados institucionais a exemplo do Programa Nacional da Alimentação Escolar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário