terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Evangelizar com testemunho de vida

MUITOS evangelizadores dão palestras lindas, evangelizam grupos, mas o interessante é que na vida, no dia-a-dia, na família, na comunidade, deixa muito a desejar. Fala uma coisa e vive outra. Isso é gravíssimo, é mau testemunho. Jesus chamava os fariseus de fingidos, serpentes, víboras e filhos de cegos, porque eles ensinavam uma coisa e viviam outra diferente (Mt 23,13-19 e Mt 23,29-33). Quando minha vida não é coerente com aquilo que falo, quando ela não está de acordo com o Evangelho, sou capaz até de falar bonito, mas o que eu digo não serve para nada, porque eu estou no pecado. Paulo disse em carta aos Efésios: "Vivam de uma maneira digna da convocação a que foram chamados" (Ef 4,1).

NOS DIAS de hoje temos acesso a muitas coisas, por isso, temos que dar nosso testemunho cristão em qualquer lugar que estejamos, ou seja, levar a palavra de Jesus, que contém sabedoria, conforto, alegria. Podemos evangelizar de várias formas: fazendo o bem ao próximo, escutando as pessoas, sendo alegre, acolhendo um enfermo... Todos nós conhecemos a história de Irmã Dulce, acredito que ninguém nunca viu um DVD dela fazendo palestra, no entanto, ela deixou um grande exemplo de amor ao próximo.

POIS É, evangelizou e ensinou a evangelizar. Foi reconhecida pela Igreja e declarada santa. Para muitos como eu, ela sempre foi santa. Cumpriu tudo o que Jesus pediu. Quando foi que te vimos doente..., e fomos te visitar? Então o Rei lhes responderá: Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt. 25,39-40).

EVANGELIZAÇÃO é isso. Converter a consciência pessoal e coletiva dos homens. Evangelizar é proclamar, através de cada cidadão, que Jesus Cristo é o único salvador da humanidade. Não é necessário grandes milagres para dar testemunhos, não é sempre assim. Há muitas pessoas que se parecem com cada um de nós e não precisamos impressioná-los.  Só precisamos ser um bom pai, uma boa mãe, um bom filho (a), bom esposo (a), um bom amigo (a), bom colega de trabalho, enfim, tenha certeza que o nosso testemunho de vida para eles será uma grande libertação.

POR ISSO, você que é membro de Pastoral, faz pregações, coordena grupos religiosos, saiba que a melhor maneira de evangelizar é o nosso testemunho de vida. 

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos de Cristandade

Nenhum comentário:

Postar um comentário