terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ausência do capacete aumenta risco para motociclistas

Todo mundo sabe que andar de moto sem capacete representa risco de vida. Mas o que muitos desconhecem é o resultado de acidentes desse tipo. Nos hospitais, são frequentes as internações de pacientes com ferimentos graves na cabeça. As cicatrizes vão acompanhar a vítima pelo resto da vida.
"O número de acidentes é extremamente preocupante. Sem dúvida é uma epidemia. Da quantidade de leitos usados pelo SUS [Sistema Único de Saúde], a grande maioria é para vítimas de acidentes de moto. É um gasto enorme", disse Eloy Yanes, coordenador do Comitê para Redução de Morbimortalidade no Trânsito de Alagoas.

Acidentes de moto aumentam 268% em 10 anos

Com as motos e suas facilidades, as regiões do Norte e Nordeste passaram a registrar mais mortes no trânsito.  O crescimento no número de óbitos fez o assunto entrar no topo da lista de problemas de saúde pública nas duas regiões, especialmente nas emergências do interior.

Segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, a região que registrou maior aumento no número de mortes foi o Nordeste. Entre 2006 e 2011, o número absoluto de óbitos saltou de 2.125 mortes para 4.035. Ou seja, por dia, 11 nordestinos morrem por dia em acidentes.

Traduzindo em dados, o crescimento foi de 89%, 30 pontos percentuais a mais que a média nacional do mesmo período, que foi de 59%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário