sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dona Pureza comemora hoje 105 anos de idade

Maria Pureza Ramos, completa nesta sexta-feira (01/11), 105 anos de vida. É sem dúvida uma das mulheres mais velhas de Coração de Maria. Nasceu na Fazenda Riachão no dia 01 de novembro de 1908. É filha de Maria Apolonia Ramos e Manoel dos Reis. Uma família de 11 irmãos, mas só 4 sobreviveram, duas mulheres e dois homens. Essa senhora simpática e alegre, mora há 38 anos na mesma casa, desde que veio da zona rural para morar na sede, na Rua Anízio Teixeira, centro de Coração de Maria.

Ontem à tarde tive o prazer de bater um papo com Dona Pureza. A centenária teve 7 filhos, dois estão vivos e moram em Salvador. Tem 15 netos, mais de 20 bisnetos e 8 tataranetos. Apesar da idade avançada, Dona Pureza se recorda das histórias e momentos do tempo de criança e adolescente. Adora contar causos e prosas, quase que não me deixa ir embora de tanto contar as suas experiências dos longos anos de vida.

Perguntei a ela qual era o segredo para viver tanto tempo. Ela disse que não tem muito segredo, é só viver. E para minha surpresa, ela disse que sempre fez de tudo um pouco, e acreditem, tomou uma cachacinha até os 80 anos e fumou charuto e cachimbo até os 90 anos de idade. E disse que sente uma falta danada é de fumar um charutinho.

Nesse pouco tempo que conversei com ela, cheguei à conclusão que a dica para ela viver tanto tempo, está na sua alegria, no seu bom humor, no seu jeito simples de viver e na sua fé em Deus. Parabéns Dona Pureza, que a senhora viva muitos e muitos anos.
Sandro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário