sexta-feira, 1 de novembro de 2013

1º de novembro - Dia de Todos os Santos

É MUITO comum, entre nós católicos, o costume de fazer promessas aos santos, buscando alcançar alguma graça. Mas, às vezes infelizmente, são promessas feitas quando a pessoa está em situação de desespero. E aí estabelece uma espécie de troca com Deus. É preciso refletir sobre isso.

A IGREJA sempre acreditou na intercessão dos santos. Mas, deixa claro que “Jesus é o único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,5- 6). No entanto, unido a Jesus Cristo, existe homens e mulheres que acolheram o chamado de Deus, para serem santos. Lembro que esse chamado serve para todos nós batizados, basta cumprir as bem-aventuranças (Mt. 5,1-12).

AGORA, é preciso, não transformar essa preciosa intercessão num rito mágico que pretenda resolver nossos problemas, ou num comércio com Deus e com aqueles que tiveram uma fé autêntica e corajosa.  As promessas têm sentido, quando assumidas como um propósito de agradecimento a Deus pelos benefícios que sempre nos concede.

POR exemplo, eu distribuo alguns pãezinhos no meu aniversário, na Trezena de Santo Antonio na Igreja. Não foi nenhuma promessa que fiz, e também não sou devoto de Santo Antonio. Distribuo os pães em sinal de agradecimento a Deus por mais um ano de vida. Santo Antonio, com sua pregação em prol da justiça e o seu exemplo, distribuiu o Pão da Palavra de Deus e alimentos aos pobres do seu tempo.

POR isso, distribuo os pães. Na esperança de que recordem a quem comer que Deus é o Pai de todos nós. E que as famílias tenham pão em suas mesas, e para que todos nós nos empenhemos para erradicar a fome nas famílias, e que Deus aumente a nossa fé e o nosso amor a todos os necessitados.

OS SANTOS da Igreja servem de exemplo para nós, e é um sinal que nos mostra o verdadeiro caminho a ser seguido, que é o caminho de nosso Senhor Jesus Cristo. “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Se não for assim, fazer promessas poderá nos escravizar, nos distanciar da fé, ou transformar os santos em amuletos de sorte, o que fica longe de uma espiritualidade cristã.

Sandro Oliveira
Membro do Movimento de Cursilhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário