segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SEI inicia os trabalhos de atualização de limites intermunicipais no território Portal do Sertão

Em reunião com participação expressiva dos representantes dos municípios, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), iniciou o trabalho de Atualização de Limites Intermunicipais do território Portal do Sertão. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, apresentou as características do trabalho e as quatro fases: Pré-Campo, Campo, Pós-Campo e encaminhamento à Assembleia Legislativa. A reunião ocorreu nesta segunda (19), no auditório do Centro de Atendimento Feirense (CEAF). Além dos representantes dos municípios, também estavam presentes os deputados José Neto e Carlos Geilson, além de Osias Ernesto Lopes, coordenador de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo do Estado.

O trabalho no território Portal do Sertão, que já terá início nesta terça (20),  será dividido em duas áreas. A Área 1 será composta dos municípios Feira de Santana, Anguera, Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Ipecaetá e Santo Estevão. Nesses municípios trabalharão os técnicos Walmar D’Alexandria (SEI) e Antônio Lúcio Fonseca (IBGE). Na Área 2 estão os municípios de Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Irará, Coração de Maria, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Água Fria, onde trabalharão os técnicos José Williams Soares (SEI) e Anderson Lobo (SEI). Após a apresentação, as equipes técnicas se reuniram com os representantes dos municípios para definir o roteiro dos trabalhos em cada área.

O trabalho de campo dura cerca de 15 dias. Em seguida, é a vez do processamento dos dados coletados, elaboração da Minuta de Projeto de Lei – Memoriais Descritivos e Mapas e a reunião para apresentação dos resultados, para discussão da Minuta. Durante o trabalho de campo são usados materiais como Folhas topográficas 1:100.000 (digital e impressa), Mapa do diagnóstico do Território (digital e meio físico), Imagens SRTM – 90 metros, imagens Landsat e imagens Rapideye, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário