quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Nossa Senhora da Conceição: saiba por que hoje é feriado em várias cidades

Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado. É o caso de Campinas (SP), Teresina (PI), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), entre outras. A celebração tem sabor especial para os falantes de língua portuguesa. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Nossa Senhora da Conceição também é a padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação umbilical, digamos, com Nossa Senhora Aparecida. Afinal, a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. É por isso que a data é tão importante no país.

Conheça a história da santa ser tão festejada neste dia 8 de dezembro abaixo.

As Nossas Senhoras e a Imaculada Conceição

A primeira coisa para entender Nossa Senhora da Conceição é compreender o que é o conceito de "Nossa Senhora" dentro da igreja católica. Todas as "nossas senhoras" se referem a Maria, mãe de Jesus. E os títulos fazem referência a manifestações da Virgem Maria em locais específicos - casos de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida - ou episódios específicos, como acontece com Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora da Conceição está no segundo grupo.

No caso da padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado.

"A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada", explica Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Mas o que seria, então, o tal "pecado original"? De acordo com o professor da PUC-SP, não há nenhuma relação com sexo.

"Na Bíblia, não tem nada a ver com o sexo, mas o ser humano querer ser como Deus. E essa é a mensagem do mal, representado pelo simbolismo da serpente. O fruto, inclusive, não é confirmado que é uma maçã. A serpente é a imagem da esperteza humana. A raiz do pecado original é o homem querer ser seu próprio Deus", conta.

Onde entra, então, a virgindade de Maria? De acordo com o padre Cosme Damião Sobrinho, esta é outra questão dentro da igreja católica, independente da preservação da mãe de Jesus do pecado original de querer ser como Deus.

"Maria foi preservada da mancha do pecado original antes de ela nascer. Cristo preservou Maria. Ela não tinha consciência disso. Nós entendemos, à luz da fé, que ela teve de ser preservada do pecado, já que Deus não coabita em pecado. Quando falamos de virgindade perpétua, falamos de um conceito amplíssimo de virgindade. É a total consagração de Maria a Cristo, por isso a renúncia a tudo", diz.

Festa da santa vem do século 15

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV.

A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.

"Conceição era padroeira do reino de Portugal. Por isso chegou no Brasil com uma devoção tão forte. É padroeira de toda a lusofonia. Mesmo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se "transformou" pela devoção popular", afirma padre Sobrinho.

Fonte: Site Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário