sábado, 20 de julho de 2019

Há 50 anos, homem pisava na Lua pela 1ª vez

Em 20 de julho de 1969, o mundo parou para acompanhar o sucesso da Apollo 11

A missão Apollo 11, que levou seres humanos a caminhar pela superfície da Lua pela primeira vez, durou 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos, desde o lançamento do foguete Saturno 5, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, até o pouso da cápsula que trouxe Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins de volta à Terra. E neste sábado, dia 20, a jornada dos norte-americanos completa 50 anos.

O civil Neil Armstrong, que tinha sido piloto de teste, era o comandante da missão Apollo 11; o comandante do módulo lunar Eagle - Águia, em inglês - era o piloto da Força Aérea dos Estados Unidos Michael Collins e o piloto do Eagle foi Buzz Aldrin, também militar da Força Aérea. O Eagle tocou o solo da Lua às 16h18, no horário da Flórida, mas só às 22h56 da noite, 23h56 aqui no Brasil, Neil Armstrong saiu do módulo lunar e, com o pé esquerdo, deu aquele pequeno grande passo.

Tecnologias desenvolvidas pelos programas espaciais

Mais de 3 mil jornalistas de 56 países acompanharam o lançamento da Apollo 11 no centro espacial e levaram informações atualizadas ao público ao redor do mundo, cerca de um bilhão de pessoas. Naquele 20 de julho de 1969, os Estados Unidos venciam a corrida espacial, que fazia parte da Guerra Fria travada contra a União Soviética. Apesar de ser soviética a primeira sonda não tripulada a tocar a Lua 10 anos antes, foi a Apollo 11 a primeira missão a levar à Lua e trazer de volta, em segurança, três astronautas.

A chegada do homem à Lua, no dia 20 de julho de 1969, só foi possível, porque a tecnologia permitiu. Equipamentos usados pelos astronautas naquela época, hoje fazem parte do nosso dia a dia. Entre eles, os computadores de bordo de aviões e carros; a comida armazenada a vácuo, que dura muito mais tempo; mantas térmicas, com aquela aparência de papel laminado, muito usadas no fim de maratonas e em resgates; sistemas de amortecimento contra terremotos; e baterias recarregáveis para aparelhos auditivos.

Chegar à Lua trouxe conhecimentos sobre a formação da Terra e do Sistema Solar, mas frustrou quem imaginava que o satélite seria uma fonte de recursos. A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, de 1972. Desde então, volta e meia alguém fala-se em explorar o terreno lunar ou fazer turismo. Até agora, são opções pouco viáveis.

Já que não existem motivos para explorar comercialmente a Lua, ao que tudo indica está na hora de usar o satélite como um trampolim. A Nasa anunciou que astronautas vão voltar a pisar na Lua em 2024 e, em 2028, deve instalar uma colônia sustentável, para permitir a missão Marte, já na década seguinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário