sábado, 20 de julho de 2019

A culpa é do diabo!

por Sandro Oliveira

QUANDO Adão e Eva desobedeceram a Deus, Eva culpou o diabo pelo erro que fizeram. Deus disse para Eva: O que foi que você fez? Ela disse: A serpente me enganou e por isso comi. (Gn 3,13). Pronto! De lá pra cá, muita gente não assume os erros e sempre coloca a culpa no diabo.

VIROU moda culpar o diabo pelos nossos desvios de caráter. Mas será que a culpa é sempre do diabo? As pessoas cometem absurdos e para se justificar do mal feito, do pecado, costuma dizer: “Não era eu, o inimigo me usou para fazer o que fiz”. Pois é, se transformou em paranoia, tudo que acontece de ruim, a culpa é do diabo. 

CERTA vez, em uma reunião de grupo da igreja, o assunto em questão era o comportamento de um membro do grupo. O cidadão ostentava o que tinha e o que não tinha, com farras, prostituição, noitadas, adultério. E os comentários que os irmãos diziam na reunião eram esses: - “O inimigo tomou conta dele” “ele está possuído”, “isso é coisa do diabo”. 

ORA bolas, o cidadão se esbaldando, consciente do que estava fazendo, em pleno uso de suas faculdades mentais, gostando e se gabando do que estava fazendo. Para minimizar o seu erro, ou talvez por sentimento de misericórdia começaram a jogar a culpar no diabo. 

CLARO que não, a culpa é dele! Que o diabo não presta, é fato. Tiago nos recomenda a tomar duas medidas contra o diabo “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4,7). O que não podemos é querer culpar o diabo por erros que nós cometemos com consciência do que estamos fazendo. 

POR ISSO, vamos dar mais valor a Deus e pedir a Ele que nos oriente com Seu Espírito, e assim conheceremos a verdade e a verdade nos libertará. As armadilhas existem? Existem! Devemos tomar cuidado para não cairmos nelas e não achar que tudo é obra do diabo.

NÃO sou advogado do diabo, Deus me livre, agora, o problema é que muitas vezes temos dificuldades de reconhecer nossas fraquezas, falhas e erros. Que possamos assumir a responsabilidade pelos nossos atos. “Vai e não peques mais.” (Jo 8,11).

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho de Cristandade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário