terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente

Desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) é comemorado no dia 5 de junho. Esse é o principal evento em que a ONU estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva ações. Para 2012, foi escolhido o tema “Economia Verde: ela te inclui?”, que também será  abordado na Rio+20.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA), economia verde pode ser definida como uma prática que promova o uso eficiente dos recursos naturais e a inclusão social. O investimento nesse tipo de economia deve ser apoiado por reformas políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas. Além disso, envolve também mudança de hábitos e padrões de consumo de todos os cidadãos.
A economia verde ainda é importante para a geração de trabalho e renda. Um estudo daOrganização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que 60 milhões de empregos sustentáveis podem ser criados se o sistema atual de produção e consumo for direcionado para esse tipo de prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário