segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Casamento é loteria?

OUTRO dia eu estava conversando com algumas pessoas sobre casamento. Conversa vai, conversa vem, um rapaz falou assim: "se eu pudesse voltar no tempo eu não teria casado". – Ele falou isso com um sentimento de raiva e decepção. E por um instante todos ficaram em silêncio. Teve uma mulher que disse assim: “casamento é loteria”. E começou as lamentações, casamento é isso, é aquilo... Eu pergunto: será que casamento é mesmo loteria? Será que você também pensa assim?
PENSO que casamento não é loteria. Casamento é diálogo, respeito, renúncia, perdão, amor. Um dos grandes problemas dos casais é a falta do diálogo. O homem conversa com os amigos sobre política, futebol, mas em casa não conversa nada com a esposa. Por sua vez, a mulher no salão de beleza conversa demais, mas em casa, da a atenção às novelas. Bem verdade que não existe casamento perfeito, sem problemas, mas todo casamento exige renúncia e adaptação, se não for assim fica complicado.
CASAMENTO é perdão, nenhum casamento sobrevive sem perdão, muitas pessoas hoje estão discutindo e procurando divorciar antes de entender o que a Bíblia nos ensina sobre casamento. Casamento não é uma união experimental, a aliança conjugal não termina quando as crises chegam. Quando os casamentos vão bem, quando são estáveis, a Igreja e a sociedade andam maravilhosamente bem. 
A SOLUÇÃO para o casamento e para a família não está nos modelos falidos da sociedade de hoje, que só pensa no bem de si próprio e no dinheiro acima de tudo. E sim, na eterna e infalível palavra de Deus, que é amor acima de tudo.
O AMOR no casamento é primordial, se não existe amor entre um homem e uma mulher, é melhor não se casarem. O amor, o verdadeiro amor advinha, descobre, simpatiza, faz suas as aflições do outro, dá ao outro suas próprias alegrias. Não se pode casar só pra um ser feliz, e sim os dois. Também é verdade que o amor não deve estar só no casal, ele deve expandir-se por toda a família.
PORTANTO, casamento não é loteria. Faça como Maria, confie em Deus e dê a Ele o “Sim” que um dia Maria deu.


Sandro Oliveira
Membro da Pastoral Familiar 
Paróquia de Coração de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário