sábado, 27 de dezembro de 2008

Como vai a nossa Família?

NO ANO de 2008 nos deparamos com casos de pura violência de pais contra filhos, como por exemplo, da menina Isabella. Um caso que chocou as famílias e nos leva a perguntar, o que esta acontecendo com nossas famílias? O pai e a madrasta de Isabelle foram indiciados. (Indiciado é a pessoa que é apontada pela polícia como responsável por algum crime). Será que nós não vamos preservar nem as relações fundamentais do homem, que é o amor entre pais e filhos?
A IGREJA tem se preocupado com a necessidade de resgatarmos valores familiares e cristãos para o bem de nossas famílias, através do ECC e da Pastoral Familiar.
É NA FAMÍLIA que descobrimos os sentimentos, como o perdão, a partilha e o amor. Mas, para que isso aconteça, precisamos como pais colocar em prática o nosso afeto, transmitindo aos nossos filhos gestos concretos de amor à vida, através do diálogo, da atenção e do carinho.
EU GOSTO e preservo muito esta instituição sagrada chamada família. Por isso sempre estou à disposição da evangelização da família, evangelizar a família é o grande desafio dos nossos tempos, colocar Jesus no meio das famílias. Não é fácil, a uma resistência enorme, aliás, Cristo nos alertou quanto a isso (Mt 10,1-33).
MAS É PRECISO falar de Jesus, do seu amor para com as famílias, para que sua Palavra, exemplos e ensinamentos nos mostrem um modelo a seguir e imitar. O católico tem como dever mostrar o caminho, mas se não conhecermos o caminho e não o procurarmos, como poderemos ensiná-lo aos nossos filhos? Seremos cegos guiando cegos (Mt 15,14), por isso a necessidade do católico estar sempre exercitado sua fé. Não posso pedir paz aos outros, se dentro de mim e da minha família não vivo em paz.
PRECISAMOS EXERCITAR a oração em família desde a infância, ter momentos para a leitura bíblica, a oração do terço, enfim, fazer a Igreja doméstica acontecer nos nossos lares. É dessa forma, com famílias evangelizadas, que iremos salvar a sociedade e o mundo. Que Deus abençoe nossas famílias.

Sandro Oliveira
Membro da Pastoral Familiar
Coração de Maria-Bahia-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário