sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Por que a garrafa de óleo tem 900 mililitros e não 1 litro?

A garrafa do óleo de cozinha engana. Com volume semelhante ao das caixas de leite longa vida e de suco, parece conter o mesmo 1 litro. Quem lê os números no cantinho da embalagem fica surpreso: cabem somente 900 mililitros no recipiente — cadê o resto? 

De acordo com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a variação que faz alguns cozinheiros ter que comprar duas garrafas dependendo de quanto óleo que pede a receita acontece ao traduzir medidas internacionais.

As embalagens são preenchidas com máquinas importadas dos Estados Unidos, país que usa o chamado Sistema Imperial Britânico (o nosso é chamado de Sistema Métrico). O modelo tem unidades de medida como jarda, libra, milha, onça e polegada.

No caso do óleo, usa-se o galão, que é o mesmo que 3,6 litros. A convenção em relação ao volume da garrafa foi de que ela teria um quarto de galão (900 mililitros). É o mais perto de 1 litro que as máquinas conseguiriam chegar.

Com exceção do óleo, os líquidos costumam ser armazenados em embalagens de 500 mililitros, 750 mililitros, 1 litro, 1,5 litros ou 2 litros, segundo uma portaria de 2008 do Inmetro.

Fonte: uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário