quarta-feira, 14 de junho de 2017

Missa de Investidura dos Ministros Extraordinários da Eucaristia

A Paróquia de Coração de Maria celebrou na noite dessa quarta-feira (14) a missa de investidura de 12 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia e a renovação de mandado de outros 74. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino, tendo como co-celebrante o pároco da paróquia Pe. Luciano dos Santos.

Em sua homilia, Dom Zanoni fez um pedido à comunidade para que “acolham bem os ministros e que eles sejam bem recebidos durante suas visitas missionárias, pois isso enaltece o trabalho do ministro e fortalece o seu ministério e isso é muito bom para igreja. Eles se dispõem a anunciar o Evangelho mediante o serviço. É o discípulo missionário de Cristo no testemunho-serviço da Eucaristia. Rezemos todos pelo crescimento do empenho de operários comprometidos com a causa do Evangelho”, finalizou o bispo.

Qual é a função do Ministros Extraordinários da Eucaristia?

É dada aos Ministros Ordinários a faculdade de permitirem que pessoas idôneas, individualmente escolhidas, possam, na qualidade de Ministros Extraordinários, em circunstâncias singulares (ad actum), por um período de tempo determinado, alimentar-se por si próprias com o Pão Eucarístico, distribuí-lo aos demais fiéis e levá-lo aos doentes impedidos de sair de casa, quando falte o sacerdote  para o fazer; ou quando os mesmos (sacerdote) se achem impedidos de distribuir a Sagrada Comunhão  por motivo de outras ocupações do ministério pastoral,  ou quando o número dos fiéis que desejam receber a Sagrada Comunhão, seja tão elevado que isso obrigaria a prolongar excessivamente o tempo de celebração da Missa.

O ministro extraordinário da Comunhão poderá, com aprovação do Bispo e faltando o sacerdote, expor o Santíssimo Sacramento para adoração breve ou prolongada, devendo essa exposição ser feita em ostensório ou âmbula. Em tais exposições evite-se todo aparato exagerado, para que não seja obscurecido o desejo do próprio Cristo Senhor, que instituiu a Eucaristia para ser alimento, remédio e consol

Nenhum comentário:

Postar um comentário