terça-feira, 26 de maio de 2015

Consórcio Portal do Sertão realiza Intercâmbio de Experiências para agricultores

Durante os dias 12 a 14 de maio, o Consórcio Portal do Sertão e a Fatres realizaram o I Intercâmbio de Experiências, voltado para agricultores beneficiários do Programa Cisternas, secretários municipais e representantes das 14 prefeituras consorciadas. Do município de Coração de Maria estiveram participando o secretário de agricultura José Maurílio e o engenheiro agrônomo Gilvan Figueredo.  
O evento levou aproximadamente 50 pessoas, entre equipe técnica e convidados, a conhecer experiências consolidadas na região do Vale do São Francisco (Juazeiro e Petrolina), que pesquisam e executam trabalhos com tecnologias sociais e agroecologia. Na oportunidade, os participantes conheceram ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Semiárido) e os trabalhos do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb-DTCS).
O Intercâmbio possibilita a troca horizontal de conhecimentos e a integração entre os participantes, criando um ambiente que permite o resgate e valorização dos agricultores como inovadores sociais e, portanto, detentores de conhecimentos e experiências, que, compartilhados, estimulam e motivam as famílias a melhorar seus sistemas produtivos, ampliando e fortalecendo o território de identidade a partir da integração regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário