domingo, 2 de novembro de 2014

Para onde vamos?

Tem uma canção de Padre Jonas Abib que eu gosto muito, o titulo é: “Tu Me Conheces”. O refrão dessa música me faz às vezes chorar em uma profunda meditação de como eu estivesse conversando com Deus. O refrão diz assim: Para onde irei? Para onde fugirei? / Se subo ao céu ou se me prosto / No abismo eu te encontro lá / Para onde irei? Para onde fugirei? / Se estás no alto da montanha verdejante / Ou nos confins do mar.

POIS BEM, ontem foi 1º de novembro, o dia em que a Igreja celebra Todos os Santos. Todos aqueles que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já hoje, dia 2 é “Dia de Finados” celebramos todos os que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos. No dia de Finados, não festejamos a morte. Seria uma ignorância e uma contradição.

CELEBRAMOS sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Deus nos preparou. A comemoração dos fiéis defuntos é uma oportunidade ímpar para agradecer a Deus pela existência daqueles que nos precederam e, de certa forma, participaram da construção de nossa própria história. É a hora de relembrarmos amigos e familiares que não se encontram mais em nosso convívio. A saudade, o respeito, as lembranças, tristeza... Fazem parte da nossa vida. Sentimentos que são superados quando acreditamos que os amigos, os ente queridos que se foram estão do lado de Deus. Essa é a nossa fé.  

FALANDO nisso, vou conta um caso interessante, certo dia de finados não sei como e porque, quando dei por mim, já estava conversando com a minha filha na época com cinco anos de idade, sobre morte e céu.

– Perguntei a ela:
Pra onde será que nós vamos depois que morremos?
Ela respondeu assim: Meu pai, quando a pessoa morre, vai para o cemitério enterrar o corpo. No outro dia, Deus manda um avião para pegar a pessoa e levar para o céu para morar com Ele”.

ORA, no momento eu ri, mas depois pensei e achei linda a sua resposta. Essa resposta simples e sincera. Sincera por que falava o que sentia no seu coração. Simples, porque era do fundo do coração. Ah, meus amigos, como seria tão bom se nós adultos imitássemos as crianças, não na sua ingenuidade, mas na sua simplicidade, na sua inocência, na sua humildade, tenho certeza, o mundo seria bem melhor, bem mais humano.

OLHA meus queridos leitores, a morte é um mistério de Deus, e Deus nunca vai entrar por nossa cabeça, a porta que Ele usa é o nosso coração. Por isso, sejamos como criancinhas e vamos seguir o conselho de Cristo, que disse: “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus” (Mat. 18,3).

MUITAS vezes apontamos para o céu dizendo para onde vamos quando morrermos. Mas, esquecemos que os caminhos que nos levam para o céu, estão aqui na terra. São eles: a fé, a esperança, o amor; mas o maior de todas é o amor. (1 Cor 13, 1-13).

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho de Cristandade

Ouça a música: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário