quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Prof. Miguel Almir lançou livro na Biblioteca Dulce Figueroa em Coração de Maria

Uma arupemba, uma moringa, um badogue, uma esteira, um chapéu de palha e um pé de mandacaru. Com este cenário, a Biblioteca Municipal Professora Dulce Figueroa recebeu mais 150 pessoas na manhã da última terça-feira (02/09) no lançamento do livro “Sertania: sabenças de uma saga agridoce”, do professor Miguel Almir Lima de Araújo, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Não foi apenas o lançamento de um livro. Foi um momento cultural, repleto de poesia, de troca de conhecimento a cerca das coisas do sertão, de intervenções artísticas, dinâmica de grupo e oportunidade de expressão popular.

A voz suave e a entonação singular da poetisa Juliana Maciel, declamando poemas seus e de outros autores, deram início ao que seria uma manhã inesquecível. Depois, o tingue-lingue do triângulo deu ritmo à poesia musical do cordelista Romildo Alves. E em seguida, as “sabenças” de Miguel Almir tomaram conta do espaço. O professor fez uma brilhante explanação a cerca do universo que compõe o sertão, mostrando que o mesmo não é somente seca e sofrimento, mas é também diversidade cultural e potencial agrícola, dentre outras coisas. Falou da mudança de conceito pela qual o sertão está passando e falou do seu livro, que mostra o sertão a partir do olhar dos sertanejos.  Tudo isso num clima de descontração e interação com o público.
Os poetas populares Salvador de Jesus e Euclides Correia foram convidados a fazer intervenção e mostrar um pouco do seu talento. Finalizando a abordagem, o professor Miguel Almir respondeu aos questionamentos da plenária.
O público foi bastante diversificado, incluindo estudantes, professores, autoridades locais e pessoas da comunidade de um modo geral.

A professora Luciana Bitencourt sugeriu “que se promovam eventos semelhantes a este para valorização da cultura local, fazendo link com o global”. O desportista Evandro Benedito dos Santos parabenizou a Biblioteca e destacou a importância do evento. “A nossa população é muito carente de eventos culturais e de reconhecimento. Este evento nos traz esperança”, comemorou.

“Nosso objetivo é realizar eventos desta natureza no sentido de promover a Biblioteca enquanto espaço cultural, e contribuir para a formação de uma comunidade leitora em nossa cidade”, informou o mediador das apresentações, Luciano Ferreira.

Ainda para este ano estão previstas uma palestra, a exibição de um documentário e um recital. As datas ainda não foram definidas.

FONTE: http://informecidadania.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário