A Embasa informa que a longa estiagem que ocorre na região de Coração de Maria fez com que o nível de água do Rio Camurujipe, um dos mananciais utilizados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para abastecer o município, baixasse acentuadamente, levando a empresa a diminuir a oferta de água em 30%.
Segundo o gerente de operações da Embasa em Feira de Santana, Elvilson Pires, esse quadro levou a Embasa a realizar o abastecimento do município de forma alternada. “Com o nível do Rio Camurujipe baixo, praticamente todo o volume de água ofertado a Coração de Maria hoje vem da barragem de Pedra do Cavalo, que atende também a Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe”, explica.
Para minimizar os efeitos da redução da oferta de água na cidade, a Embasa vem realizando intervenções como melhorias em redes adutoras e ajustes na operação do sistema, além do constante monitoramento do Rio Camurujipe.
"Enquanto a estiagem durar, é importante que todos tenham consciência e usem o mínimo necessário de água, evitando desperdício e usos pouco essenciais como lavagem de calçadas, de carros ou irrigação de áreas verdes", ressalta o gerente da Embasa.
Ações - A Embasa iniciará ainda nesse semestre a ampliação geral do sistema de abastecimento da região a partir da barragem de Pedra do Cavalo, beneficiando Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues. A obra estruturante, que irá resolver de forma definitiva a questão do abastecimento da região, já foi licitada e envolve investimentos da ordem de R$41 milhões.
Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602 3799
Feira de Santana: (75) 3602 3799
Nenhum comentário:
Postar um comentário