segunda-feira, 28 de abril de 2025

Existe céu e inferno?

Por Sandro Oliveira

EXISTE alguém no inferno? Talvez alguém já tenha feito essa pergunta para você. Tenho quase certeza de que você respondeu assim: Só Deus sabe de quem está no céu ou no inferno, não podemos julgar ninguém. De fato, é verdade, só Deus sabe. Mas de uma coisa não podemos negar, existe céu e inferno. Alguns, para justificar que até o último suspiro Deus pode levar para o paraíso celestial, citam a passagem em que Jesus, no Calvário, diz ao ladrão: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23,43). Ora, é preciso entender que o ladrão, antes de morrer, teve um encontro pessoal com Jesus e teve um arrependimento sincero. Enquanto muitos, por estarem ocupados com suas maldades, não têm nem tempo e nem preocupação de pedir perdão pelos seus atos cometidos.

POR exemplo, Nero, imperador romano entre os anos de 54 e 68, teve um reinado de terror, matou muitos cristãos. Já nos tempos atuais, temos vários exemplos, senão vejamos: Adolf Hitler cometeu um dos piores massacres da humanidade, o holocausto. Saddam Hussein ficou anos à frente de uma ditadura sangrenta que matava em nome do seu deus. Muitos ditadores estão no poder há décadas, massacrando e oprimindo o povo. Bin Laden, um dos maiores terroristas que a humanidade já conheceu, matava sem piedade. Os presidentes, principalmente dos Estados Unidos e Rússia, dizendo-se construtores da paz, invadem outros países, destroem e matam pessoas inocentes. Nas grandes cidades brasileiras, são registrados um grande número de homicídios. 

LEMBRO que matar não é apenas tirar a vida física, é também enganar as pessoas. Por causa das fake news, centenas de pessoas morreram de Covid-19. Outros se utilizando do poder para macular a imagem de pessoas, intimidando-as com perseguições e ameaças. Assassino não é apenas o que tirou fisicamente a vida de alguém, mas também quem tira as esperanças de um povo, como alguns políticos fazem. Assassino é aquele gestor que desvia o dinheiro da merenda escolar, da saúde, da educação, que se serve do cargo para desviar dinheiro para o seu próprio bolso, gerando a fome e a miséria.

PELO que fizeram e fazem, sem um pingo de arrependimento, estarão no céu ou no inferno? Colhemos o que plantamos. Deus nos coloca no meio de dois caminhos, um é para a vida e outro, a morte. Nós é que escolhemos se queremos ir para o céu ou para o inferno. Na parábola do pobre e do rico, há um abismo que nos separa e não haverá mais volta. Após a morte, a situação se torna irreversível. Abismo que não foi construído por Deus, mas pelos homens. Abismo que começa agora e se prolonga até a eternidade (Lc 16, 19-31). Se há céu e inferno, depende de nós. Muitas vezes vivemos o inferno ainda na terra. Quantas famílias convivem com brigas de pais com os filhos, de marido e mulher, falta de amor, muitos até dizem assim: lá em casa estamos vivendo um inferno!

POIS É, viver no inferno é viver sem amar! Se não tomarmos cuidado, iremos vivê-lo também na eternidade. Contudo, quem escolhe o amor, está escolhendo a santidade. O céu é isso: viver intensamente o amor! Embora sejamos pecadores, precisamos nos esforçar para viver no amor. Porém, em vez de ficarmos preocupados com o inferno, vamos anunciar e construir o céu desde já. Felizes os que promovem a paz: eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9).

Sandro Oliveira
Membro do cursilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário