O adeus ao papa Francisco foi marcado por pedidos de paz, a presença de líderes mundiais e uma multidão de fiéis com cerca de 400 mil pessoas neste sábado (26).
O corpo do pontífice foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.
De acordo com o Vaticano, o rito de sepultamento teve início às 13h no horário local (9h em Brasília) e foi concluído cerca de 30 minutos depois. A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.
Não houve transmissão do sepultamento, e apenas sacerdotes e familiares de Francisco estiveram presentes. O cardeal italiano Giovanni Battista Re, durante a homilia da missa de funeral, exaltou o legado de Francisco e destacou a sua posição contra guerras.
Ao todo, 250 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro, enquanto outras 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas. Muitos fiéis chegaram ainda durante a madrugada, e alguns chegaram a dormir nos arredores.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração da missa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário