quinta-feira, 6 de julho de 2023

Paróquia de Coração de Maria completa 170 anos de história

A Paróquia do Sagrado Coração de Maria, da cidade de Coração de Maria, está comemorando 170 anos de fundação. Várias atividades estão sendo desenvolvidas durante este ano de 2023 como forma de comemoração e agradecimento. 

No próximo domingo (9), às 10 horas, por exemplo, haverá a tradicional Festa dos Vaqueiros com a celebração da Santa Missa, dando início a Festa da Padroeira 2023 a mais importante das festas tradicionais da Paróquia.

Está marcada para o dia 30 de dezembro de 2023, a Missa Solene em Ação de Graças pelos 170 anos de sua criação, que será presidida pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana.

Ao longo dos anos muitas pessoas colaboraram e continuam colaborando na construção da paróquia, na evangelização, na estrutura física, através de doações, no trabalho voluntário, nas festas da padroeira e muitos outros eventos realizados. A paróquia conta com 24 comunidades, 3 na zona urbana e 21 na zona rural. Além dos Grupos, Pastorais, Movimentos e Associações.
Festa da Padroeira - Década de 1970
A história conta que em meados do ano de 1848, chegou o Capuchinho Frei Paulo de Carnicalle que incentivou a construção da Igreja Matriz em forma de Cruz Romana, em substituição à capela já existente, a qual foi elevada em 1853 a freguesia e a distrito de paz, com o nome de Santíssimo Sagrado Coração de Maria.

Padres na história da igreja de Coração de Maria

Em seu histórico, destaca-se o trabalho de vários padres que contribuíram com a vida espiritual e administrativa da paróquia. A igreja de Coração de Maria teve como primeiro sacerdote o padre Capuchinho Frei Paulo de Carnicalle. Desde então, foram mais de 50 padres que atuaram na comunidade.
Padre Francisco Dalto
Entre estes religiosos, evidencia-se o Padre Francisco João Magalhães Dalto (1935-2003), que trabalhou por mais de 30 anos, no período de 1967 a 1997, depois mais um período de 2 anos, no início dos anos 2000. Padre Francisco nasceu na Fazenda Comissário em Coração de Maria e foi ordenado sacerdote por Dom Jackson Berenguer Prado, no dia 15 de agosto de 1963. 

Foi Padre Dalto que iniciou em 1967, o período das festas da Padroeira no mês de agosto. Construiu uma maternidade em 1971, em agosto de 1983 criou a Escola Paroquial Colomba Dalto, fundou em 1985 o Instituto dos Servos do Preciosíssimo Sangue e dos Sagrados Corações, criou também o convento Nossa Senhora das Graças, foi responsável por diversas missões populares, e fomentou várias vocações sacerdotais. 
Padre João Carlos Falcão (Período 2005-2010)
Com seu carisma e espiritualidade Padre João aproximou a comunidade para mais perto de Deus e da Sagrada Eucaristia em um momento importante para a paróquia. O seu jeito simples, humilde e atencioso se assemelhou ao do Bom Pastor que busca resgatar as ovelhas dispersas. Apoiou a implantação do Encontro de Casais com Cristo (ECC), incentivou a Pastoral Familiar na paróquia e motivou as comunidades rurais e os grupos da igreja.
Padre Evangevaldo Almeida (Período 2010-2017) 
Padre Evangevaldo construiu no ano de 2013 o complexo paroquial ao lado da Igreja Matriz. Criou a primeira missa do Vaqueiro em 2010, em 2014 criou junto com apoio dos Grupos, Movimentos e do ECC o forró do chapéu. Criou novas comunidades na zona rural, construiu a capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na comunidade do carrapato. Idealizou a construção do Centro Paroquial.
Padre Luciano dos Santos
O atual Pároco é o Padre Luciano dos Santos, está a seis anos à frente da paróquia, vem se destacando pelo intenso trabalho realizado. Natural da cidade de Irará, ele foi ordenado padre em 1º de dezembro de 2012.

Os paroquianos reconhecem o intenso trabalho do Padre Luciano junto aos afazeres da paróquia. Reconhecido pelas suas excelentes pregações, pelas motivações junto às comunidades, fazendo com que mais fiéis se engajassem nos trabalhos da paróquia, além claro, da realização de diversas obras importantes, entre elas, a construção do Centro Paroquial, uma das melhores estruturas de evangelização de todas as paróquias que compõe a Arquidiocese de Feira de Santana.
Igreja Matriz 
Estrutura física

A Paróquia de Coração de Maria conta com uma estrutura física confortável, acessível e que favorece a ação missionária e evangelizadora da Igreja. Além do belíssimo templo da Igreja Matriz, construído na década de 1920, a paróquia possui uma casa paroquial no centro da cidade, um grande Centro Paroquial, que teve início a sua construção com o Padre Luciano dos Santos no ano de 2018.

Centro Paroquial

A estrutura do Centro Paroquial conta com um grandioso espaço preparado para acolher as diversas atividades realizadas na comunidade, ideal para encontros, formações e confraternizações. Na quadra coberta são realizadas missas, eventos da igreja e da comunidade, tem capacidade para 1.300 pessoas sentadas. Conta com uma cozinha ampla e completa. Além de banheiros feminino e masculino.

O espaço é formado por 8 salas para reuniões e catequese de crianças e adultos, um grande auditório com capacidade para 700 pessoas, ambiente confortável com ar-condicionado. Uma linda capela climatizada, além de uma grande casa paroquial para receber padres, religiosos e convidados.
Auditório Centro Paroquial 
Nova Casa Paroquial 
Fachada externa do Centro Paroquial
Auditório Paroquial 
Capela do Centro Paroquial 
Centro Paroquial
Igreja Matriz 
Centro Paroquial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário