terça-feira, 29 de novembro de 2022

Entrevista: Padre Luciano completa 10 anos de ordenação sacerdotal

O Pároco de Coração de Maria, padre Luciano dos Santos completa, na próxima quinta-feira, 10 anos de vida sacerdotal. Natural da cidade de Irará, na Bahia, ele foi ordenado padre em 1º de dezembro de 2012. O padre nos concedeu uma entrevista, onde falou da alegria pela escolha de poder servir a Cristo.

Folha de Oliveira: Padre Luciano, conte um pouco sobre a sua descoberta vocacional. Poderia falar de suas referências vocacionais?

Padre Luciano: Eu sempre tive um sonho de ser alguém capaz de ajudar ao próximo. Contudo, nunca pensei na minha infância em ser Padre, queria ser policial ou advogado. Mas, na minha adolescência, tive uma convivência muito forte com a Igreja, depois recebi os sacramentos da Santíssima Eucaristia e o Crisma. Com isso, passei a frequentar grupo jovem e um grupo vocacional, onde tudo nasceu ou renasceu dentro de mim, pois minha referência de Padre foi o Pe. Abel, que teve uma boa fama em Irará. Cresci no pastoreio dele, isso estava em meu coração. Só sei que na minha juventude fui capaz de deixar tudo e entrar no Seminário com a convicção que queria ser Padre, um bom padre para a Igreja e fazer bem ao povo de Deus.

FO: Quais recordações que o senhor traz do dia de sua ordenação sacerdotal?

PL: O que lembro de forte e emocionante foi a prostração por terra, pois naquele momento, em que entoava a ladainha de todos os Santos, estava mortificando a mim mesmo, para fazer nascer o servo e Ministro de Cristo, que a Igreja faria depois desse momento de abandono e entrega total pela imposição das mãos de Dom Itamar Vian.

FO: Qual foi o Lema de sua ordenação, e para a celebração dos 10 anos tem algum tema?

PL: Tenho meu Lema Sacerdotal: “Eu te seguirei para onde quer que fores” Lc 9,57. Foi esse lema que escolhi viver como Padre e hoje celebrando meus dez anos de padre, torno ratificar minha adesão de seguir o Cordeiro até o fim da minha vida e por Ele consumar minha existência.

FO: Qual a programação para a celebração do aniversário de 10 anos de ordenação?

PL: A Programação será um tríduo que começa dia 1º a 3 de dezembro e no dia 4 de dezembro teremos o domingo Ágape com pregação e Show do Diácono Rômulo, Santa Missa Solene e encerramento com o show de Ir. Kelly Patrícia.

FO: Depois de sua ordenação sacerdotal, quais foram seus trabalhos no exercício do ministério?

PL: Depois de ordenado, fui nomeado como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Jacuípe na cidade de Conceição do Jacuípe, Vigário da Catedral de Senhora Santana em Feira de Santana, Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em Água Fria e Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Maria, onde estou desde janeiro de 2017.

FO: Desses anos todos de sacerdote, qual foi o momento mais marcante para sua vida como padre e para sua espiritualidade cristã?

PL: Nesses anos de Padre, guardo no meu coração a alegria de ver pessoas afastadas da Igreja ou da vida eclesial retornar sua caminhada, isso sempre é motivo de jubilo para meu coração Sacerdotal. 

FO: O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os seus fiéis paroquianos?

PL: O que digo é que vale a pena seguir a Jesus Cristo, ser seu discípulo e configurar a sua vida a Dele, pois não existe alegria maior que servir e seguir nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário