terça-feira, 8 de novembro de 2022

Depois de 2 anos sem encontros, o ECC está de volta!

Por Sandro Oliveira

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia de Coração de Maria, retornou suas atividades presenciais neste ano, pós pandemia, e vai realizar o 12º ECC que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro. O ECC foi implantado na paróquia em maio de 2005 e é um importante serviço de evangelização para as famílias católicas marienses.

O ECC tem uma trajetória de 21 anos na paróquia. É importante destacar que apesar de ter sido implantado em 2005, o ECC já estava presente na paróquia desde 2001. Iniciamos nossa caminhada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Jacuípe, quando cinco casais foram convidados para participar do 2º ECC de Berimbau. A implantação na paróquia de Coração de Maria se deu após três grupos de casais da Paróquia participarem de Encontros nos anos de 2001, 2002 e 2003, na paroquia vizinha, que em 2005 se tornou a nossa paróquia madrinha.

O primeiro Diretor Espiritual e grande motivador do 1º ECC em Coração de Maria foi o Padre João Carlos Falcão, então pároco na época. O atual Pároco e Diretor Espiritual Pe. Luciano dos Santos, na sua mensagem para o 12º ECC destacou que “o Encontro de Casais com Cristo deve ser um sinal de esperança nesse tempo de tantas mudanças... e que o ECC seja luz para o mundo e caminho para as famílias chegar a Deus...”   

Ao longo de seus 21 anos de sua trajetória na Paróquia o ECC sempre teve e terá um futuro brilhante pela missão que realiza com a formação de casais. Hoje, este serviço pode contabilizar mais de 250 casais que já vivenciaram a maravilhosa experiência de participar do ECC. Muitos dos quais participam ativamente ainda hoje da vida eclesial através do engajamento paroquial.

Não é exagero de minha parte dizer que para a família, principalmente o casal, a Igreja de Coração de Maria existe o antes e o depois do ECC. Vou explicar o porquê. Você já observou quantos homens que não iam à igreja e hoje tem participado ativamente, inclusive da Eucaristia? 

Pois é, esses são alguns dos exemplos da benção que é o ECC em nossa Paróquia. Hoje, esses casais ver a Igreja com outros olhos, com os olhos da fé. O ECC colaborou e colabora para a vivência de uma nova história de fé para muitas famílias que tiveram a oportunidade de levar para dentro de suas casas a experiência de um encontro do casal com o Cristo, a Igreja Doméstica.

O ECC é um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte, não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC, mas não podemos negar que durante esse período tivemos algumas doloridas baixas, casais que infelizmente se separaram e destruíram os seus lares. Há ainda aqueles que sentem dificuldades para se relacionar em grupos. 

Alguns não aceitam regras, opiniões diferentes, outros não tem mais vontade de participar, por causa de coisas pequeninas acabam se afastando. Temos que entender, que somos obrigados a conviver com pessoas que pensam diferentes. A vida em grupo as vezes é difícil, mas ao mesmo tempo dá muito prazer e alegria. 

Agradecemos a Deus pela benção que é o ECC em nossa paróquia. Um serviço da Igreja Católica em favor das famílias. Os casais estão sujeitos as armadilhas que o mundo nos oferece, não são anjos, são seres humanos. Por isso, um conselho a vocês que fazem parte do ECC: lembrem-se que é preciso exercitar a fé, a oração em família, participar da santa missa, respeitar o outro, independente de qualquer coisa, viver em comunidade e compreender que todos somos iguais e filhos de Deus.

Que Deus abençoe a todos e creditemos que um mundo melhor é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário