terça-feira, 19 de março de 2019

19 de março - Dia de São José para os católicos

Quem é São José ?

José era um homem justo. Deus lhe deu a incumbência de ser marido de Maria, a Mãe de Deus. Ele era um servo fiel e prudente, a quem Deus deu a Sagrada Família. São José se ocupou como  pai do Filho único de Deus,  Jesus Cristo, concebido pelo poder do Espírito Santo. Carpinteiro de Nazaré, ele levou Maria e Jesus para o Egito para escapar do massacre das crianças, organizado por Herodes. Após a morte de Herodes, eles voltaram para Nazaré onde José ensinou Jesus a ser carpinteiro. Sabemos que ele morreu antes da Paixão de Cristo. Ele é o Patrono da Igreja Universal, protetor dos trabalhadores e da família.

Origem do Dia de São José

O culto a São José crescer no século XVI. Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e decida o dia 19 de março à São José. Em 1642 o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Em 1661, após o aparecimento e o milagre da fonte de Cotignac na França, onde um jovem pastor conduzia sua manada, quando é surpreendido por um homem que fala: “Sou José, retire a pedra e beberás. ”  A jovem escuta e descobre uma fonte de agua fresca, este fato chama a atenção de todos pois essa é uma região desprovida de agua. Monsenhor Joseph Ondedei, bispo de Fréjus, reconhece formalmente as aparições de São Jose.

Em 08 de dezembro de 1870, o Papa Pio IX declarou oficialmente São José Patrono da Igreja Universal, e faz de 19 marco uma festa solene. Em 1889, o Papa Leão XIII demonstra como São José é o modelo dos pais e dos trabalhadores, e oficialmente lhe atribuí o título de « santo padroeiro dos pais e trabalhadores ».

Em 1955, o Papa Pio XII oficializa o Dia de São José na mesma data do Dia do Trabalho, em que institui a Solenidade de São José Operário. São José é um dos santos que é celebrado duas vezes por ano (19 de março e 1 de maio); – Papa João XXIII acrescentou o seu nome no Cânon da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário