sexta-feira, 18 de julho de 2014

Morre o escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de "Viva o Povo Brasileiro"

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1994, ele tinha 73 anos e foi vítima de embolia pulmonar.

O escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de obras como "Viva o Povo Brasileiro" e "Sargento Getúlio", morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Ribeiro teve uma embolia pulmonar.

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele ocupava a Cadeira 34 desde 1994. Jornalista e cientista político, foi autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países.
Nascido João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro em Itaparica (BA), o escritor viveu com a família em Sergipe até os 11 anos. Passou também por Lisboa, Berlim e de novo Itaparica, até se ficar no Rio de Janeiro nos anos 1990.

Se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia,  mas não chegou a exercer a profissão. Cursou também Administração Pública e Ciência Política, sendo professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador.

Como jornalista, exerceu diferentes funções no "Jornal da Bahia" e na "Tribuna da Bahia", além de ter colaborado para publicações de todo o mundo.
Seus primeiros trabalhos literários foram publicados em coletâneas como "Reunião" e "Panorama do Conto Baiano". O primeiro livro, "Setembro Não Tem Sentido", foi lançado quando tinha 21 anos.

Em 1971 publicou o segundo livro, "Sargento Getúlio", que se tornaria um dos mais conhecidos e um marco do moderno romance brasileiro. O próprio Ubaldo Ribeiro fez a tradução da obra para o inglês, dada a dificuldade de adaptar regionalismos. Nos anos 1980, "Sargento Getúlio" foi adaptado para o cinema por Hermano Penna.

Outra obra importante é "Viva o Povo Brasileiro", de 1984, romance que mistura personagens fictícios a fatos da história do Brasil. Este livro, assim como "Sargento Getúlio", constaram em várias listas dos cem melhores romances brasileiros do século.

Outras obras importantes são "Vila Real", de 1979; "O Sorriso do Lagarto", de 1989; "O Feitiço da Ilha do Pavão", de 1997; "A Casa dos Budas Ditosos", de 1999; e "O Albatroz Azul", de 2009.

Pelo conjunto da obra, o autor recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, o mais importante de literatura em língua portuguesa. Também ganhou dois Jabutis: o de melhor autor por "Sargento Getúlio", em 1972, e o de melhor romance por 'Viva o Povo Brasileiro", em 1984.

Ubaldo deixa a mulher, Berenice Ribeiro, e os filhos Bento, Francisca, Manuela e Emília, as duas últimas do primeiro casamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário