segunda-feira, 21 de maio de 2012

Valeu, Maria Pretinha!

COM todo respeito e toda admiração aos líderes religiosos, aos professores, aos doutores... Mas não é deles que Jesus Cristo vai em busca para anunciar o Reino de Deus. Jesus vai em busca de pessoas simples, não importando se elas têm ou não títulos. Para Jesus o que importa é que elas tenham fé, amor e compaixão pelo próximo. E por falar em compaixão, vou falar um pouco de uma pessoa que nos deixou e foi para junto de Deus. Maria Queiroz, a quem todos chamavam carinhosamente de “Maria Pretinha”. Quando digo que ela está junto de Cristo, não é por conta própria que estou dizendo, e sim pelo que o próprio Cristo disse: “Pois eu estava doente, e cuidaram de mim... todas as vezes que fizeram isso a um dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram. Por isso, irão para a vida eterna” (Mat. 25,31-46).

QUANDO soube que ela tinha morrido, comentei: Não é possível, Maria Pretinha cuidou de tantos doentes e não deixou que nós cuidássemos dela! Pois é, Maria Pretinha sempre se colocou a disposição para cuidar de pessoas doentes. Esse meu sentimento, não tenho dúvida, foi o de muitas pessoas em Coração de Maria. Poder retribuir o que ela fez por um familiar, por um amigo, ou por um desconhecido. Pessoas que estavam à beira da morte, com doenças crônicas, mas contando com ela, cuidando e limpando as feridas. Sem nunca ter passado por nenhum curso de enfermagem, o único curso e mais importante que teve foi a “escola da vida”. O remédio que usava para aliviar a dor dos enfermos era o “Amor”, o que falta hoje para muitos profissionais de saúde.

PORÉM, ela não só cuidou daqueles que estavam se despedindo, mas também daqueles que estavam nascendo. Quantos não devem ter sido os chamados de madrugada, para ir ajudar a uma mãe que sentia dores de parto? Ela ajudou a vir ao mundo, muitos bebês pelas suas santas mãos de parteira, num tempo em que não tinha hospital, médico, anestesia, apenas a experiência, a sabedoria, o amor.

MORREU a caminho da Igreja, num dia de Domingo, o dia do Senhor. Estava indo para a missa, talvez para agradecer a Deus pela vida, pela família, pedir perdão pelos pecados, sim, quem nunca errou, atire a primeira pedra (Jo 8,1-11), enfim, por tudo. Quis Deus levá-la para mais perto dEle, talvez por achar que os anjos não devam demorar tanto tempo aqui em baixo.

A VIDA de Maria Pretinha é uma lição para nós! Estejamos certos de que nós somos instrumentos de Deus para a construção de um mundo melhor. Nós católicos ou não, devemos sair das sacristias, dos templos, que graças a Deus estão cheios, mas poucos conseguem olhar para o irmão que sofre e ajudá-lo. Às vezes é muita oração e pouca ação. Maria Pretinha era mais de ação do que oração. E o povo de Coração de Maria reconheceu o seu belo exemplo, comprovamos isso na multidão que acompanhou o seu enterro para dar o último adeus. Se chorou ou se sorriu, o importante é que emoções ela viveu. Só me resta dizer: Valeu, Maria Pretinha!.

Sandro Oliveira

Um comentário:

  1. Antonio Macedo(Dito)28 de maio de 2012 às 23:49

    São tantas coisas a celebra na vida desta pequena,frágil,simples,humilde,determinada,franca,homesta,serena,alegre e amorosa mãe,amiga,mulher
    ,que viveu a vida em favor daqueles que precisavam de um olhar e da atenção de mãe, pois a todos ela achamava de meus filhos. Saudades,saudades,saudades...Obrigado Sandro pelo artigo no qual você mostrou a alma da minha Mãe. Abraços. Antonio Macedo ( Dito)

    ResponderExcluir