quarta-feira, 8 de junho de 2011

Existe céu e inferno?

EXISTE alguém no inferno? Talvez alguém já tenha feito essa pergunta para você. Tenho quase certeza que você ficou na defensiva para responder. Supostamente, com medo respondeu assim: “Só Deus sabe de quem está no céu ou no inferno, não podemos julgar ninguém”. De fato, é verdade, só Deus sabe. Mas de uma coisa não podemos negar ou ter medo de responder. Existe céu e inferno. Alguns para justificar que até o último suspiro Deus pode levar para o paraíso celestial citam a passagem em que Jesus no Calvário diz ao ladrão: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43). Ora, é preciso entender que o ladrão antes de morrer teve um encontro pessoal com Jesus e teve um arrependimento sincero. Enquanto muitos assassinos, ditadores sangrentos, por estarem ocupados com suas maldades, não tem nem tempo e nem preocupação de pedir perdão a Deus pelos seus atos.
POR EXEMPLO, Nero que teve um reinado de terror, matou muitos cristãos... Já nos nossos tempos, temos vários exemplos, senão vejamos: Adolf Hitler cometeu um dos piores massacres da humanidade, o holocausto. Saddam Hussein ficou 24 anos à frente de uma ditadura sangrenta que matava em nome do seu “deus”, muitos ditadores estão no poder há décadas massacrando e oprimindo o povo... Bin Laden, um dos maiores terroristas que a humanidade já ouviu falar, matava sem piedade. Os presidentes (principalmente dos Estados Unidos) dizendo-se construtores da paz invadem outros países, destroem e matam pessoas inocentes... Um fato curioso é que, após o anuncio da morte de Bin Laden, parte do mundo teve a sensação de estar mais seguro. Não é bem assim, aqui bem pertinho de nós, Feira de Santana, no ano passado, foram registrados 397 homicídios, morreram porque alguém os matou. Será que estamos seguros?
LEMBRO que matar não é apenas tirar a vida física, é também enganar as pessoas, usar do poder para denegrir a imagem dos outros, intimidando-as com perseguições políticas e ameaças. Assassino não é apenas o que tirou fisicamente a vida de alguém, mas também quem tira as esperanças de um povo, como alguns políticos fazem. Assassino é aquele prefeito que desvia o dinheiro da merenda escolar, da saúde, da educação, que se serve do cargo para desviar dinheiro para o seu próprio bolso, deixando um povo sem educação, sem saúde, gerando a fome e a miséria.
PELO o que fizeram e fazem, sem um pingo de arrependimento, estarão no céu ou no inferno? Colhemos o que plantamos. Deus nos coloca no meio de dois caminhos, um é para a vida e outro a morte. Nós é que escolhemos se queremos ir para o céu ou para o inferno. Na Parábola do pobre e do rico, há um abismo que nos separa e não haverá mais volta. Após a morte, a situação se torna irreversível. Abismo que não foi construído por Deus, mas pelos homens. Abismo que começa agora e se prolonga até a eternidade (Lc 16, 19-31). Se há céu e inferno, depende de nós. Muitas vezes vivemos o inferno ainda na terra. Quantas famílias convivem com brigas de pais, de filhos, falta de respeito, de amor, muitos até dizem assim: “lá em casa está um inferno!”.
POIS É, viver no inferno é viver sem amar! Se não tomarmos cuidado iremos vivê-lo também na eternidade. Contudo, quem escolhe o amor, está escolhendo a santidade. O céu é isso: viver intensamente o amor! Embora sejamos pecadores, precisamos nos esforçar para viver no amor, dessa forma estaremos no caminho da salvação. Porém, em vez de ficarmos preocupado com o “inferno”, vamos anunciar e construir o céu desde já. "Felizes os que promovem a paz: eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).

Sandro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário