domingo, 22 de maio de 2011

O QUE É BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO?

Antes de tudo, vamos distinguir entre santos canonizados e não canonizados. Tanto estes como aqueles estão no céu.
- Santo canonizado é aquele sobre quem o Papa, baseado em depoimentos, declara oficialmente que está no céu e pode ser venerado publicamente.
- Canonizar não é fazer alguém "virar" santo, porque esse alguém já era santo quando morreu. É colocar alguém na lista (cânone) dos santos.
Santo não canonizado é aquele que está no céu, mas não houve nenhum pronunciamento oficial da Igreja sobre ele.
O que é Beatificação? É a inclusão de alguém na lista dos Beatos ou Bem-aventurados.
O que é Canonização? Repetindo: é a inclusão de alguém na lista (cânone) dos santos. - Esse processo caminha por etapas. Concedida a licença de Roma para abrir o processo, o candidato recebe automaticamente o titulo de Servo de Deus. Antigamente os santos eram canonizados pelo povo. Quando morria uma pessoa com fama de santa, o povo comentava: "Era um santo". Esta aclamação popular era confirmada pelo Papa. Estava canonizado, isto é, entrou na lista dos santos do céu.
Este modo democrático de canonizar vigorou até o século XII. Mas com o aumento de candidatos à canonização, foram surgindo vários perigos. Num momento de euforia coletiva, podia acontecer de se proclamar santa uma pessoa que não foi tão santa. Ou foi só para alguns. Outras vezes, para facilitar o andamento do processo, criavam-se lendas piedosas sobre eles, exagerando as suas virtudes.
Portanto, era preciso haver um certo controle para evitar abusos e precipitações. Pouco a pouco os bispos, e finalmente, os Papas tomaram sobre si o controle das canonizações. Com o correr dos séculos foram surgindo várias normas, cada vez mais rigorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário