segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aedes aegypti também se reproduz em água suja

Uma pesquisa realizada pela Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo mostra que o mosquito transmissor da dengue não se reproduz apenas em água limpa.
O estudo comprovou que larvas do Aedes aegypti também se desenvolvem em ambientes sujos e até em água salgada.
Durante o trabalho de campo realizado no litoral norte de São Paulo, a pesquisadora responsável, Marylene Brito, encontrou mais de trezentos pontos infestados com algum tipo de sal ou produto químico, como resíduos de tinta e restos de óleo.
Os resultados apontados pela pesquisa reforçam o apelo do Ministério da Saúde para que a população tome cuidado com qualquer água parada.
O secretário de Vigilância à Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, faz novamente um alerta aos brasileiros :
"O movimento de cuidar da sua casa, de observar se tem caixa d"água destampada, vaso de planta com areia no prato, se tem algum lixo para recolher e que essa pessoa também fale com o vizinho, porque basta que uma casa no quarteirão ter criadouro para que todo o quarteirão esteja em risco, inclusive cobre também do poder público, da prefeitura para que limpe, faça a limpeza, não deixe terreno baldio com lixo.
Ou seja: fazer esse trabalho de mobilização de cada um, tomando conta da sua casa."
As autoridades também alertam para as pessoas que apresentarem sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça procurem atendimento médico.
Para mais informações sobre prevenção e combate à doença, acesse o site do Ministério da Saúde pelo endereço www.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário