terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não venda seu VOTO!

OUTRO dia ouvi de um político que já foi prefeito a seguinte frase: “O político que não comprar voto não se elege”. Diante dessa cruel, nefasta e repugnante frase, tive vontade de nunca mais falar em política. Mas é justamente isso que políticos que agem dessa maneira querem. Que as pessoas percam a esperança e achem que não tem mais jeito. Eu pergunto a você: “Você já vendeu o seu voto?”.

PEÇO desculpas por essa pergunta tão nojenta e vergonhosa. Porém o cidadão que graças a Deus nunca se prestou a esse absurdo (de vender o voto), fica indignado com isso. O eleitor que pede e requer algo em troca do seu voto, é tão corrupto quanto os políticos que roubam. E o interessante disso tudo, é que muitos eleitores fazem isso sem um pingo de vergonha na cara, pensam que não estão fazendo nada de errado.

QUANDO me candidatei ao cargo de prefeito de minha cidade, ouvi coisas absurdas. Eleitores que diziam que só votaria em mim caso lhes desse algo do tipo: um saco de cimento, bloco, dinheiro ou até um copo de cerveja. Resultado, como não me sujeitei a cometer esse ato, não consegui o voto dessas pessoas. E o pior disso tudo é que muitos desses eleitores são jovens sem nenhuma perspectiva de vida, que vende seu voto por um copo de cachaça. É triste, mas é verdade.

HÁ POUCOS dias um jovem aproximou-se e disse: “eu só vou votar em deputado se me ajudar com dez reais para colocar gasolina na moto”, outra pessoa “religiosa” disse que “só votaria se alguém lhe ajudasse”. Esses são alguns dos pedidos absurdos que as pessoas fazem para exercer esse ato tão importante de cidadania, VOTAR! Depois, quando surgem os casos de corrupção entre os políticos, essas mesmas pessoas são as primeiras a criticar e dizerem que todos os políticos roubam.

O ELEITOR precisa saber que assim como comprar, vender o voto também é crime, está escrito no Código Eleitoral, art. 299: “Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita” cabe uma pena de “reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa”.

PESSOAS que falam assim: “o deputado conseguiu uma cirurgia pra mim, por isso vou votar nele”, “o vereador me deu dinheiro para comprar meu botijão de gás só voto no deputado dele”... Ora meus irmãos, o dever do estado, do governante é muito mais que isso. É dar educação, gerar emprego, posto médico, beneficiar a comunidade num todo, não só a um grupinho de amigos e correligionários.

É VERGONHOSO, votar em político que compra seu voto, é eleger alguém que não tem compromisso com a comunidade. E se o cidadão depois cobrar desse tipo de gente vai ouvir coisas que não gostariam como: “eu não lhe devo nada, comprei seu voto”. QUANDO votar no dia 03 de outubro lembre-se que: O seu voto deve ser responsável, consciente, sincero e honesto. Não venda seu voto!

Sandro Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário