segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Movimento de Cursilhos completa 55 anos na Arquidiocese de Feira de Santana

Por Sandro Oliveira

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), da Arquidiocese de Feira de Santana-BA, está completando neste mês de fevereiro, 55 anos de história em prol da evangelização. São 55 anos de vida, enraizados na realidade de muitas comunidades paroquiais da arquidiocese. Fermentando o evangelho através do carisma do movimento, Evangelização dos Ambientes.

O Cursilho mudou e vem mudando a vida de milhares de pessoas ao longo desses anos de evangelização, sendo fiel ao seu carisma. Parabéns ao Grupo Executivo Diocesano (GED), aos Setores e a todos os cursilhistas que fizeram e fazem parte dessa linda história. 

Só na paróquia de Coração de Maria foram mais de 300 pessoas que já vivenciaram o Cursilho, onde vidas foram transformadas e muitas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a si mesmas e a Deus de forma única e inesquecível. 

Que Deus continue capacitando a todas e a todos para que essa obra nunca tenha fim. Há muito por agradecer. Muita coisa para celebrar, afinal, são 55 anos!

MCC na Paróquia de Coração de Maria - Arquidiocese de Feira de Santana
1º Cursilho realizado na Arquidiocese de Feira de Santana
O Movimento de Cursilhos de Cristandade teve início na Diocese de Feira de Santana em 1970, e o primeiro Cursilho foi realizado nos dias 19,20,21 e 22 de fevereiro de 1970, aconteceu no Convento São José, na cidade de Santa Bárbara.

O primeiro Cursilho da Diocese de Feira de Santana, na Bahia. Contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre elas, duas de Coração de Maria: Valquírio Mendes e Valdemar Covas, indicados na época para fazer o cursilho pelo saudoso Monsenhor Francisco João Magalhães Dalto, conhecido carinhosamente pelos marienses como Padre Chiquito. Desde então, segue sendo uma das principais forças de evangelização e mantém-se organizado até hoje com presença em várias paróquias.

Graças aos esforços daqueles primeiros que, corajosamente, criaram ambientes propícios para a realização dos encontros. Apesar das infinitas dificuldades, que devem ter enfrentado na época, os pioneiros venceram e a prova somos todos nós, que estamos aqui e um dia fizemos nosso encontro.

Evangelizar os ambientes é a missão específica de nosso movimento, ou seja, transformar, mudar, dar cores pelos lugares por onde formos passando. E sabemos o quanto isto faz a diferença na vida daqueles que estão ao nosso redor. 

Decolores, Viva a Vida!
Último cursilho realizado - GED de Feira de Santana

Sandro Oliveira
Membro do Cursilho desde 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário