terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Entrevista: Padre Luciano completa 2 anos a frente da Paróquia do Sagrado Coração de Maria

Há dois anos, no dia 21 de janeiro de 2017, em celebração presidida pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, o Padre Luciano dos Santos tomava posse como pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Maria. Nestes 2 anos o padre vem cativando os paroquianos com homilias bem explicadas em consonância com os textos bíblicos, ligando a realidade da comunidade, abrindo-os os corações à conversão e à transformação pessoal. Veja abaixo a entrevista com Pe. Luciano.

Folha de Oliveira: Pe. Luciano, dois anos na Paróquia de Coração de Maria. Quais são as principais mudanças que podemos ver na paróquia?
Pe. Luciano: Minhas mudanças foram feitas mais no âmbito pastoral, quis fazer uma Paróquia aberta onde todos tenham acesso a tudo.  E, sobretudo a vida dinâmica na Igreja com sua participação na liturgia e nos eventos que compõem o corpo místico da nossa Paróquia. Contudo, nossa Paróquia é ativa com seus muitos grupos, onde estamos buscando fazer com quer seja uma rede de unidade e comunhão na Paróquia e não grupos fechados e isolados em si mesmo.

FO: Quando ficou sabendo que viria para Coração de Maria?
Pe. Luciano: Fiquei sabendo no primeiro Retiro Arquidiocesano das Santas Missões Populares no Colégio Pe. Ovídio, no dia 20/11/2016 quando Arcebispo Dom Zanoni fez a proposta e pediu segredo pontifício até a minha aceitação e comunicado oficial das transferências. Recebi o convite como uma grande surpresa até mesmo porque nos bastidores do Clero e das transferências não estava na lista dos transferidos nem era cogitado para a função de Pároco em outra Paróquia. Estava certo que ficaria mais tempo em Água Fria. E, por outro lado ouvia nos bastidores muitos nomes de Padres para Coração de Maria até mesmo com possibilidade concreta da nomeação. Quando fiquei sabendo sair até do Retiro para pensar e rezar, pois era muito nova e surpreendente essa missão.

FO: O que sentiu quando ficou sabendo que desenvolveria o ministério sacerdotal em Coração de Maria?
Pe. Luciano: No primeiro momento, o novo mexe com a gente.  Logo, veio minha mente a Paróquia no seu todo e algumas pessoas que conhecia de Coração de Maria, através do Cursilho. Confesso que tive resistência diante daquilo que o Arcebispo esperava e confiava a mim, pois reconhecia que teria muitas responsabilidades na dinâmica da Paróquia até mesmo que graças ao bom Deus Pe. Evangivaldo fez um bom trabalho na Paróquia e o povo o amava muito e, eu era muito diferente do atual Padre, com isso sabia das muitas dificuldades que enfrentaria. Contudo, sabia que deveria ser plantado onde a Igreja me enviasse, aceitei confiante e otimista que seria aceito pelo povo e que eles no inicio poderia até estranhar do meu jeito, mas depois me amaria e faria o grande pastoreio em Coração de Maria.

FO: O senhor enfrentou muitas dificuldades de adaptação? O que fez para ajudar a superá-las?
Pe. Luciano: Não tive dificuldade de adaptação física até mesmo porque Coração de Maria é pacata e a Paróquia muito tranquila no âmbito pastoral e geográfico. Minha grande dificuldade de adaptação foi aceitar uma Paróquia cheia de manias e de pessoas que se achava dono ou patrono de muitas realidades na Igreja e pior com status dentro da Paróquia.  Isso muito me deixava irritado, mas aos poucos foi recriado ambiente eclesiástico trazendo novas pessoas e criando novas perspectivas de uma Paróquia aberta e acolhedora a todas as pessoas mesmo sabendo que todos temos nossas peculiaridades humanas e espirituais. 

FO: Que sentimento o senhor vivencia ao completar 2 anos de pároco na nossa paróquia?
Pe. Luciano: Meu sentimento é de gratidão a Deus por tudo aquilo que mesmo com minhas limitações estamos realizando na Paróquia, sou um Servo indigno e incapaz, mas o Senhor que me chamou em minha miséria humana tem me revestido de sua graça e por isso, sou seu instrumento nesta Cidade e Paróquia de Coração de Maria. Peço, ao Senhor todos os dias em minhas orações que seja sempre fiel e feliz nesta Paróquia e faça muito gente feliz e realizada com meu pastoreio até ultimo dia que Nela ficar.

FO: Deixe uma mensagem para os seus paroquianos.
Pe. Luciano: Meus Paroquianos(as) louvo muito a Deus por tê-los como filhos(as) espirituais, desejo amá-los e servi-los todos os dias, quero ser alegria do Cristo em suas vidas, quero consolar e enxugar suas lagrimas, cada vez que for necessário. Mas, quero ser a Palavra de esperança de Deus em suas vidas, em todo em qualquer momento quero ser um amigo, um pai e irmão que na fé, torno-se fosse Padre e Pastor que como Cristo o leva ao Reino definitivo para receber a recompensa do seu amor. Por fim, peço um favor, reze por mim sempre, pois sou necessitado dessa vossa assistência. Deixo uma minha bênção Sacerdotal em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

Um comentário:

  1. Padre Luciano um grande sacerdote que transformar para melhor cada paróquia por onde ele passa.Humilde e com seu jeito único de pregar foi assim aqui na Paróquia de Água Fria.

    ResponderExcluir