sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Rastreamento do Glaucoma é realizado em Coração de Maria

O Programa de Rastreamento do Glaucoma, com o objetivo de tratar os diagnosticados e prevenir o glaucoma, foi realizado nesta quinta-feira (16) em Coração de Maria. Ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Hospital de Olhos – HCOE. A equipe de Hospital de Olhos – HCOE e da Secretária Municipal de Saúde, composta por oftalmologista, enfermeiro, assistentes técnicos, e a participação de profissionais da saúde local, realizaram o rastreamento no Posto de Saúde Vieira de Melo. Os pacientes diagnosticados com o Glaucoma já saíram do atendimento com os colírios. 
O rastreamento é direcionado aos seguintes pacientes:
A partir dos 35 anos - devendo apresentar histórico familiar de pai ou mãe
Menos de 35 anos - é necessário apresentar receita ou relatório médico que comprove a doença
A partir dos 40 anos - Qualquer indivíduo pode realizar os exames
O glaucoma é um uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O prefeito Edimário Paim, acompanhado do secretário de saúde Jorge Figueredo e do chefe de gabinete Sandro Oliveira, visitaram o posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário