Na sexta-feira, 22 de agosto, é feriado municipal, comemora-se o dia da padroeira da cidade de Coração de Maria, Sagrado Coração de Maria. Com fé, tradição e devoção, os festejos começam no dia 13, com alvorada, queima de fogos e novenário.
Pequeno Histórico
A história conta que, em meados do ano de 1848, chegou o Capuchinho Frei Paulo de Carnicalle, que incentivou a construção da Igreja Matriz em forma de Cruz Romana, em substituição à capela já existente, a qual foi elevada em 1853 à freguesia e ao distrito de paz, com o nome de Santíssimo Sagrado Coração de Maria. A comunidade fica sob o comando da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Irará.
Em 05 de janeiro de 1918, Dom Jeronimo Thomé da Silva, primaz do Brasil, determina a criação da Paróquia Santíssimo Coração de Maria, desmembrando-a da Paróquia Nossa Senhora da Purificação (Irará) e estabelece seus limites geográficos. Nomeia como seu primeiro pároco o Pe. Manoel Joaquim Teixeira Alves toma posse em 17 de janeiro do mesmo ano (livro tombo 01, fls. 12 v).
Festa da Padroeira
A festa da padroeira em Coração de Maria iniciou no período de 1967, no mês de agosto, com Pe. Francisco João Magalhães Dalto (Padre Chiquito) de 22/08/1967 até 17/02/1997. Não conseguimos encontrar fotos das primeiras festas. Você que está lendo essa publicação souber quem possa nos ajudar com essa pesquisa e revelar mais informações, com cartazes, folder, panfleto, das primeiras festas, agradecemos pela colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário