Hoje 11 de janeiro é dia da lavagem do Bonfim em Salvador. "O Senhor do Bonfim, uma representação de Jesus Cristo, é alvo de grande devoção, sobretudo em Salvador, capital do estado da Bahia. O culto ao Senhor do Bonfim é bem parecido com o que acontece com a Virgem Maria, figura cultuada no catolicismo sob diferentes nomes. No caso do Senhor do Bonfim, a devoção é realizada sob a imagem de Jesus Cristo crucificado."
"Como o culto ao Senhor do Bonfim chegou ao Brasil?
O culto ao Senhor do Bonfim foi trazido para o Brasil em meados do século XVIII. Essa devoção foi introduzida no país por Theodósio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa que chegou a ocupar cargos na administração colonial. Theodósio era dono de três navios negreiros, que traziam escravos da África Ocidental para o Brasil.
Durante uma tempestade marítima, Theodósio prometeu que, caso sobrevivesse, faria um esforço e traria, pessoalmente, uma imagem do Senhor do Bonfim e da Nossa Senhora da Guia para o Brasil.
Quando Theodósio trouxe a imagem do Senhor do Bonfim para Salvador, ele e outros devotos tentaram criar uma irmandade oficial com o objetivo de promover culturalmente a devoção ao Senhor do Bonfim. Essa irmandade teria a função de cuidar do templo construído ao Senhor do Bonfim e da realização da festa. No entanto, a criação dessa irmandade não foi autorizada.
Depois que o Senhor do Bonfim foi introduzido no Brasil, sua devoção tornou-se bastante popular em Salvador. Com o passar do tempo, esse culto foi sendo incrementado por novas tradições, como a prática da lavagem da escadaria e o uso das fitas como amuletos. O padroeiro oficial de Salvador é São Francisco Xavier, logo, Senhor do Bonfim é considerado o padroeiro não oficial da cidade."
"Qual é a origem da Lavagem do Bonfim?
As informações que temos a respeito da Lavagem do Bonfim são pouco precisas. Os historiadores não sabem ao certo o momento em que essa tradição iniciou-se, mas sabe-se que aconteceu no século XIX, provavelmente no início desse século. Uma lenda fala que a tradição foi iniciada por um português que estava grato ao Senhor do Bonfim por ter sobrevivido à Guerra do Paraguai.
Outra lenda afirma que a tradição foi iniciada por um devoto de Oxalá, orixá do candomblé. Uma terceira hipótese afirma que a lavagem da escadaria começou por conta da dança de São Gonçalo, que era realizada na Igreja do Bonfim. Conta-se que as devotas de São Gonçalo tinham o costume de lavar a Igreja do Bonfim antes da dança, e isso fez com que a prática ganhasse força."
"Quando é realizada a Festa do Bonfim?
A Festa do Bonfim tem como ponto de partida uma procissão seguida pela lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim. A festa inicia-se na quinta-feira que antecede o segundo domingo posterior ao Dia de Reis (6 de janeiro). As festividades relacionadas ao Senhor do Bonfim prosseguem nos dias seguintes e encerram-se no domingo.
É uma festa tão tradicional que, em 2013, foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial do Brasil. A Igreja do Bonfim, por sua vez, é tombada desde 1938."
Fonte: brasilescola.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário