terça-feira, 2 de abril de 2019

Discípulos e Missionários de Jesus Cristo

por Sandro Oliveira 

DE 10 a 16 de março, a nossa paróquia realizou a Semana Missionária nas comunidades. É a Igreja nos convidando para sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo. No entanto, nem sempre cumprimos essa missão da qual o próprio Cristo nos convocou, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). Precisamos ser discípulos, mas também ser missionários. 

DISCÍPULO é aquela pessoa que recebe disciplina ou instrução de outra pessoa, aquele que segue um mestre. Por exemplo, o cristão é discípulo de Cristo, porque ele ouve os seus ensinamentos. Já o missionário é aquele que coloca em prática os ensinamentos do seu mestre.

COMO cristão temos por missão levar adiante os ensinamentos do nosso mestre, que é Jesus Cristo. Mas muitas vezes, por omissão ou comodismo, nós nos comportamos simplesmente como discípulo, ou seja, é mais cômodo sentar no banco da igreja, ouvir a Palavra e não levar adiante o que ouvimos.  

DEVEMOS compreender que como cristãos não podemos guardar a Palavra de Deus só para nós. A vida de Jesus, que nós comungamos, que nós seguimos, que temos como exemplo a seguir, precisa ser propagada. Por isso, a necessidade de sermos missionários no dia a dia. 

APRENDI no Cursilho de Cristandade a ‘evangelizar ambientes’. Esse é o nosso carisma, difundir os critérios e valores evangélicos na família, no trabalho, no lazer, onde quer que estejamos. Esse método é próprio dos cursilhistas. Ser sal e luz no mundo, que está adoecido pela injustiça, pela exclusão, pelo desamparo, pela falta de amor.

RESUMINDO, o discípulo é um seguidor, aquele que segue o mestre. Missionário é aquele que obedece aos ensinamentos do mestre, levando a mensagem de esperança para o mundo, sobretudo neste momento de tanta insegurança que o País passa em um cenário político tão difícil. Como discípulos e missionários de Cristo precisamos levar esse anúncio de esperança, fé e coragem.

Sandro Oliveira
Membro do Cursilhos de Cristandade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário