por Pe. Luciano dos Santos
O tríduo pascal é ponto culminante, o eixo gravitacional em torno do qual gira todo o Ano Litúrgico, quando fazermos memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sendo que começa na Quinta - feira santa, com a missa vespertina da Ceia do Senhor, onde fazemos memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Na Sexta - feira santa celebra-se a paixão, morte de Cruz de Jesus. Recordamos que o único dia que não celebra missa na Igreja faz somente celebração da paixão do Senhor.
No sábado santo, a solene Vigília pascal, que, nas palavras de Santo Agostinho, “è mãe de todas as vigílias”, porque celebra a morte e a ressurreição Jesus Cristo. A Vigília abre o tempo Pascal com o retorno do Glória e do Aleluia. O tríduo é concluído nas vésperas do domingo de Páscoa da Ressurreição.
Sendo que o tempo pascal compreende os cinqüenta dias entre o domingo da Páscoa da Ressurreição e o domingo de Pentecostes, período esse que liturgia, usa cor branca. Recordamos que o tempo da páscoa é período de jubilo na Igreja , tempo de festa, pois celebro todos dias com mesma natureza do domingo, alias é um domingo extenso da Ressurreição do Senhor.
Por fim, busquemos celebrar e viver esses dias com grande empenho e amor, pois recordamos a Vitória de Cristo e salvação da humanidade redimida de seus pecados em Cristo Jesus.
Desejo uma feliz e abençoada Páscoa para todos (as) que o Cristo Jesus ressuscite em vosso coração renovando vossa fé e esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário